Já fez LIKE no TVI Notícias?

Líbia: manifestantes anti-regime confrontam-se com polícia

Relacionados

Protestos começaram em Benghazi, após a detenção de um conhecido advogado de vítimas do regime

Centenas de pessoas confrontaram-se com a polícia e com apoiantes do regime liderado por Muammar Khadafi na cidade líbia de Benghazi, situada a um milhar de quilómetros a leste da capital, Tripoli.

De acordo com a BBC, estes incidentes iniciaram-se depois da detenção de um advogado crítico do governo do país, que entretanto já terá sido libertado. Mesmo assim, os protestos continuaram.

PUB

Ver mapa maior

Fathi Terbil é representante das famílias de mais de mil prisioneiros que terão sido assassinados pelas forças de segurança na prisão de Abu Salim, em Tripoli, em 1996.

PUB

A sua detenção terá acontecido depois de ter avisado familiares de algumas das pessoas que ainda estão na prisão que o edifício teria sofrido um incêndio, apelando a que se manifestassem.

A cadeia de media britânica assinala que apesar de não ter confirmação oficial de distúrbios durante a última noite, devido a esta detenção, várias testemunhas dão conta que esta foi bastante agitada em Benghazi.

Num dos protestos terão estado cerca de duas mil pessoas. Um vídeo no Youtube, com a data desta terça-feira, mostra confrontos ainda durante o dia, em que se ouvem disparos (ver vídeo em baixo).

Os manifestantes terão lançado pedras contra a polícia, que por sua vez terá disparado balas de borracha, gás lacrimogéneo e usado canhões de água.

A edição electrónica do jornal privado líbio «Quryna» noticia que 14 pessoas ficaram feridas, delas dez polícias.

A BBC refere que depois destes incidentes foram exibidas na televisão imagens de apoiantes do regime, manifestando o seu apoio ao governo.

PUB

A contestação a Khadafi (no poder desde 1969) acontece um dia antes dos protestos que estão a ser convocados via Internet para esta quinta-feira.

Veja o vídeo :

PUB

Relacionados

Últimas