Já fez LIKE no TVI Notícias?

Eleições nos EUA: internautas ao poder

Relacionados

Perguntas aos candidatos Obama e Hillary vieram através do YouTube

O debate entre os candidatos democratas às presidenciais norte-americanas de 2008, Hillary Clinton e Barack Obama, promovido pela CNN, realizou-se segunda-feira através do YouTube. Os candidatos às eleições tiveram de responder em directo às perguntas que os internautas quiseram ver respondidas.

Das três mil perguntas lançadas pelo canal, 39 foram respondidas pelos candidatos democratas.

PUB

As perguntas chegaram à The Citadel em Charleston, Carolina do Sul, de várias formas: algumas pessoas deram a cara, outras apareceram maquilhadas e até houve espaço para um abominável homem das neves, que questiou os candidatos sobre o aquecimento global do planeta.

As opiniões sobre a realização do debate dividiram-se, e enquanto uns defenderam que esta iniciativa era uma manifestação de democracia directa, outros consideraram-na um mero artifício, uma ilusão de liberdade, já que a CNN é que seleccionava as perguntas que poderiam ser feitas.

«Tanto quanto possível, este será um processo de baixo para cima», disse Anderson Cooper, um dos moderadores do debate. «Não sou só eu e outras poucas pessoas a seleccionar aleatoriamente vídeos e depois a fazer as perguntas que de qualquer maneira queríamos fazer», acrescentou.

Apesar da selecção prévia das perguntas, esta foi a primeira vez que o controlo do debate esteve nas mãos dos internautas e não nas mãos dos jornalistas.

Os candidatos temeram perder o «controlo do rumo do debate» que acabou por ter um saldo positivo. Os internautas consideraram o debate «bom» e ficaram satisfeitos por terem dado luta aos candidatos democratas.

PUB

Relacionados

Últimas