Já fez LIKE no TVI Notícias?

PCP recusa ser «cúmplice» de «políticas de direita» do PS

Relacionados

Partido quer reeditar coligação com «Os Verdes» nas eleições de 2009

O PCP está disposto a um «diálogo» e «convergência» de esquerda, mas recusa ser «instrumento ou cúmplice» de um Governo PS com «políticas de direita», referem as teses para o XVII congresso.

No projecto de teses, divulgado pelo jornal Avante!, os comunistas voltam a acusar o PS, no poder desde 2005 com maioria absoluta, de praticar «uma política de direita» e concluem que «se apresenta cada vez mais comprometido com os interesses da grande burguesia e do grande capital».

PUB

No ciclo eleitoral de 2009, com europeias, legislativas e autárquicas, o PCP repete a tese, usada no passado, de que é preciso alterar a «actual correlação de forças» com o PS, tornando-a «mais favorável ao PCP», para se conseguir «uma ruptura» e uma «política de esquerda».

O partido liderado por Jerónimo de Sousa é favorável ao «diálogo», «convergência e cooperação» de forças «empenhados numa ruptura com a política de direita e na construção de uma alternativa de esquerda no quadro do actual regime democrático e constitucional».

Mas, repetindo a fórmula usada para as teses do Congresso de 2004, adverte que «não está, nem estará, disponível para ser instrumento ou cúmplice de um governo ou políticas que mantenham orientações estruturantes da política de direita», numa referência implícita ao PS.

Partido quer reforçar influência eleitoral

Sem definir metas, o PCP apresenta como objectivos para as três eleições de 2009 um reforço da sua influência eleitoral.

PUB

Nas eleições europeias de Junho, o objectivo é «dar mais força ao partido e à CDU» no Parlamento Europeu.

As eleições legislativas são apresentadas como uma oportunidade para «reforçar» a CDU, derrotar «as políticas de direita do actual Governo PS» e afirmar «a necessária ruptura» por uma «política de esquerda».

«O reforço e ampliação das posições do PCP e da CDU nas autárquicas de 2009» é o objectivo para as terceiras eleições do ano.

PUB

Relacionados

Últimas