Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE está a agravar a crise

Relacionados

Banco Central Europeu está a levar tempo demais para cortar as taxas de juro, diz professor de economia que há dois anos anunciou a actual crise financeira

Nouriel Roubini, o professor de Economia da Universidade de Nova Iorque que previu a actual crise, considera que o BCE está a levar tempo demais para cortar as taxas de juro, agravando a crise na Zona Euro.

«Estão errados, estão a fazer demasiado pouco e demasiado lentamente», disse Roubini uma entrevista à agência noticiosa Bloomberg, em Moscovo, num comentário a actuação do Banco Central Europeu.

PUB

«Estão a piorar a situação», considera o economista que ganhou fama mundial por ter previsto há dois anos a actual crise financeira global.

O BCE cortou a sua principal taxa de referência em 2,15 pontos percentuais desde o início de Outubro para 2 por cento para lutar contra a crise que levou a Zona Euro à recessão.

A Reserva federal norte-americana baixou a sua taxa para praticamente zero e o Banco do Japão tem uma taxa de 0,1 por cento.

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, deixou entender que os responsáveis da política monetária da Zona Euro deverão manter as taxas inalteradas pela primeira vez em cinco meses quando se reunirem quinta-feira em Frankfurt.

PUB

Relacionados

Últimas