Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE sem caminho pré-definido para as taxas de juro

Relacionados

Inflação continua a ser a principal preocupação e crescimento económico vai ser débil no 2º e 3º trimestres

O Banco Central Europeu (BCE), que decidiu esta quinta-feira manter a taxa de juro de referência para a Zona Euro inalterada nos 4,25%, deu já a entender que não sabe o que vai acontecer ao preço do dinheiro nos próximos meses.

Na conferência de imprensa que decorreu após a reunião, o presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, afirmou que o conselho do BCE não tem qualquer «predisposição» em relação às taxas de juro, ou seja, não há um caminho pré-definido para os tempos mais próximos. O banco, pura e simplesmente, não se compromete com qualquer tendência. «Nunca nos comprometemos e faremos o que for necessário para conduzir a estabilidade de preços», disse.

PUB

O líder da instituição reiterou que o principal objectivo do banco é garantir a estabilidade de preços e que tudo será feito para assegurar que esse objectivo é alcançado. Recorde-se que a inflação da Zona Euro se encontra nos 4,1%, mais do dobre dos 2% que o BCE indica como adequados.

Por outro lado, Trichet alertou para o facto de se terem materializado os riscos de abrandamento do crescimento económico da Zona Euro, e avisou que este será particularmente débil nos segundo e terceiro trimestres deste ano. Uma desaceleração que era já esperada e que, de acordo com o presidente, corresponde em parte a uma correcção técnica depois do crescimento económico «excepcionalmente robusto» do primeiro trimestre. Os fundamentais da economia europeia, reiterou, são «sólidos».

«A taxa de inflação anual manter-se-á, provavelmente, bastante acima dos níveis consistentes com a estabilidade de preços por um período de tempo prolongado e os riscos mantêm-se em alta no médio e longo prazo», afirmou Jean-Claude Trichet, acrescentando que a inflação só deverá recuar gradualmente em 2009. Para já, admite, o nível da inflação é «preocupante».

PUB

Relacionados

Últimas