Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vídeo: família devastada

Pais e irmãos de Madeleine foram filmados a caminhar junto aos apartamentos. Menina britânica foi raptada há mais de 48 horas. Cães vão efectuar buscas durante a noite. Pais fizeram novo apelo e agradeceram às autoridades portuguesas

Madeleine está desaparecida há mais de 48 horas. As autoridades continuam as buscas para encontrar a menina britânica desaparecida, na Praia da Luz, no Algarve, desde quinta-feira. Os pais divulgaram esta noite um novo apelo para o regresso da pequena Maddie. Horas antes foram filmados a andar no resort onde ainda estão hospedados. Sem sinais da filha mais velha.

O vídeo foi divulgado pela Sky News e mostra os pais de Maddie com os filhos gémeos e um casal de amigos a caminharem no por entre os apartamentos. Ao início da noite a família voltou a falar aos jornalistas e pediu o regresso da filha. A cirurgiã, mãe de Madeleine, mostrou um pequeno urso cor-de-rosa.

PUB

«Apelamos a quem tenha uma informação, por pequena que seja, que contacte sem hesitação as autoridades», disse Gerry McCan, que leu uma curta declaração.

O pai da pequena Maggie frisou a angústia que a família está a viver e agradeceu o esforço que as autoridades portuguesas têm revelado para o esclarecimento do caso. Gerry agradeceu igualmente o respeito que os órgãos de comunicação social têm mantido pela privacidade da família, em especial pelos irmãos de Madeleigne, gémeos, de dois anos.

Perímetro de busca alargado

As buscas para encontrar a menina com quase quatro anos não param há dois dias, tendo sido intensificadas durante todo o dia de hoje. Ao final da tarde o perímetro de busca foi alargado de três para cinco quilómetros. Durante a noite, as buscas levadas a cabo pelos binómios homem/cão da GNR vão continuar.

No Algarve estão também três polícias ingleses que vão colaborar com as autoridades portuguesas e sobretudo fazer a ponte com a família, na esperança de acalmar algumas suspeitas que têm sido levantadas quanto à actuação das polícias portuguesas.

PUB

A operação, que está a juntar no terreno praticamente todas as autoridades policiais portuguesas, efectuou várias operações STOP onde os condutores foram obrigados a parar e a abrir as bagageiras. Aeroportos e fronteiras terrestre estão sob controlo apertado e todas as polícias europeias estão em alerta.

A Polícia Judiciária de Faro chegou a ter prevista uma conferência de imprensa para as 20:00, para fazer um ponto da situação acerca das investigações sobre o desaparecimento da menina britânica Madeleine, mas a convocação foi cancelada por não existirem novos elementos a apresentar publicamente acerca da operação em curso.

No final da manhã de hoje, o director nacional adjunto e responsável pela directoria de Faro da PJ, Guilhermino Encarnação, avançou estar em situação de afirmar que Madeleine terá sido raptada. A polícia «tem elementos que asseguram o rapto», referiu o responsável, acrescentando que este tipo de crime não é só para pedido de resgate, mas envolve também a prática sexual.

O responsável da PJ assegurou que existe um «esboço» de um eventual suspeito, mas que se recusou a divulgar para «assegurar a vida da criança». A Judiciária apela a quem tiver informações para que ligue 289 884500.

O ministro da Administração Interna, António Costa, escusou-se a tecer qualquer comentário sobre o caso da menina inglesa desaparecida.

PUB

Últimas