O TGV vai entrar em Lisboa pelo lado norte e levará à construção de uma nova travessia sobre o Tejo, obrigando à construção de vários quilómetros de túneis e viadutos. De acordo com o Público, ainda está por definir a localização da estação central de Lisboa.
No Porto, o TGV vai entrar pela Ponte de S. João, devendo Campanhã ser a estação de origem/destino. Mais tarde será construída a ligação ao Aeroporto Sá Carneiro.
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Em Coimbra, a estação de Coimbra B também irá acolher o transporte de alta velocidade, enquanto as cidades de Aveiro, Leiria, Évora e Elvas/Caia ainda não têm a localização da futura estação definida.
O TGV vai passar a nascente do novo aeroporto da OTA, com a infraestrutura aeroportuária a contemplar um sistema de ligação à estação de alta velocidade.
Lisboa/Madrid arranca em 2008
A construção da linha Lisboa-Madrid arranca em 2008 e deverá ser inaugurada em 2013.
Segue-se Lisboa-Porto em 2015. O Governo não se compromete com datas em relação às linhas de Aveiro-Salamanca, Évora-Faro-Huelva e Porto-Vigo e duvida da sua viabilidade.
O Governo espera que em 2015, 90 por cento dos portugueses possam viajar de TGV entre os principais centros urbanos com um tempo de viagem igual ou inferior a três horas.
Também nesse ano, espera-se que 60 por cento dos portugueses consigam percorrer a distância entre as principais cidades em menos de duas horas.
O Governo aposta na rede de alta velocidade bem como na articulação com a rede convencional, apesar de não estarem previstos investimentos de fundo na rede tradicional.
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