Já fez LIKE no TVI Notícias?

TGV obriga a construir nova ponte no Tejo

Comboio de alta velocidade chega ao Porto pela ponte de São João

O TGV vai entrar em Lisboa pelo lado norte e levará à construção de uma nova travessia sobre o Tejo, obrigando à construção de vários quilómetros de túneis e viadutos. De acordo com o Público, ainda está por definir a localização da estação central de Lisboa.

No Porto, o TGV vai entrar pela Ponte de S. João, devendo Campanhã ser a estação de origem/destino. Mais tarde será construída a ligação ao Aeroporto Sá Carneiro.

PUB

Em Coimbra, a estação de Coimbra B também irá acolher o transporte de alta velocidade, enquanto as cidades de Aveiro, Leiria, Évora e Elvas/Caia ainda não têm a localização da futura estação definida.

O TGV vai passar a nascente do novo aeroporto da OTA, com a infraestrutura aeroportuária a contemplar um sistema de ligação à estação de alta velocidade.

Lisboa/Madrid arranca em 2008

A construção da linha Lisboa-Madrid arranca em 2008 e deverá ser inaugurada em 2013.

Segue-se Lisboa-Porto em 2015. O Governo não se compromete com datas em relação às linhas de Aveiro-Salamanca, Évora-Faro-Huelva e Porto-Vigo e duvida da sua viabilidade.

O Governo espera que em 2015, 90 por cento dos portugueses possam viajar de TGV entre os principais centros urbanos com um tempo de viagem igual ou inferior a três horas.

Também nesse ano, espera-se que 60 por cento dos portugueses consigam percorrer a distância entre as principais cidades em menos de duas horas.

O Governo aposta na rede de alta velocidade bem como na articulação com a rede convencional, apesar de não estarem previstos investimentos de fundo na rede tradicional.

PUB

Últimas