Já fez LIKE no TVI Notícias?

Autarquia tomou posse de lixeira ilegal

Relacionados

Serviços camarários, com a presença da GNR, entraram no local e retiraram todo o lixo de forma pacífica

A Câmara de Alenquer limpou uma lixeira privada, na localidade da Gavinheira, depois de ter tomado posse administrativa do terreno, concluindo um processo que se arrastava há dois anos, disse esta quarta-feira o presidente da autarquia.

«Os serviços camarários, com a presença da GNR, entraram no local e retiraram todo o lixo de forma pacífica, desde electrodomésticos e veículos velhos, caixotes e matéria orgânica derivada de restos de comida», afirmou à Lusa o autarca Jorge Riso.

PUB

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Alenquer, saíram do local dois camiões carregados de resíduos, além de terem sido removidos vários animais.

O município tinha recorrido aos tribunais para autorizar a presença da Guarda Nacional Republicana (GNR) na operação de entrada e remoção dos resíduos, após tomar posse administrativa do terreno.

O caso arrastava-se há dois anos, com a proprietária a recusar a entrada e limpeza do espaço, o quintal da sua habitação, onde depositava resíduos que se dedicava a juntar.

«Havia muita matéria orgânica em decomposição que causava maus cheiros para os moradores», explicou.

Além disso, o «impacto visual era degradante» e a proprietária tinha por hábito queimar ilegalmente resíduos, como plásticos, prática que contribuía para a poluição ambiental.

O autarca adiantou ainda que a proprietária está a ser acompanhada pela assistente social da Câmara.

PUB

Relacionados

Últimas