Já fez LIKE no TVI Notícias?

Imprensa chinesa com Portugal na primeira página

Destaque ao desaparecimento de Maddie, com fotos da vigília em Fátima

A imprensa oficial chinesa dá hoje destaque de primeira página ao desaparecimento de Madeleine McCann, de quatro anos, de um aldeamento do Algarve, com as capas de jornais a mostrar fotografias da vigília de sábado no santuário de Fátima, noticia a Lusa.

O China Daily, o único diário estatal chinês com difusão nacional publicado em língua inglesa, publica hoje uma foto-legenda que exibe em primeiro plano um peregrino a segurar um retrato da menina inglesa e a multidão ao fundo segurando velas durante a vigília nocturna, onde os fieis rezaram pelo aparecimento da criança.

PUB

O diário chinês cita ainda o pai da menina raptada, dizendo que a notícia deixou devastadas as pessoas que a conheceram no aldeamento da Praia da Luz, em Lagos, e toda a comunidade local.

O caso de Madeleine McCann merece também um artigo na primeira página da secção Internacional do China Daily, que incide sobre a recompensa oferecida em Inglaterra em troca de informações sobre o paradeiro da criança.

Também o Beijing Youth Daily, órgão oficial da Liga da Juventude Comunista Chinesa, publicado em chinês, dá eco à história que marca a actualidade em Portugal, descrevendo as circunstâncias do desaparecimento e as operações de busca da polícia portuguesa.

O periódico de Pequim afirma na edição de hoje que «cerca de 300 pessoas participaram numa actividade na igreja da localidade do sul do país», com os pais da menina presentes e vestidos de verde, «cor que representa esperança em Portugal».

O jornal recorda ainda que sábado foi o dia do quarto aniversário de Madeleine e realça o apelo dos seus pais para a realização de mais esforços para a encontrar.

A imprensa estatal chinesa dá também destaque às ondas de apoio manifestadas na Inglaterra, Irlanda, América, Canadá e Nova Zelândia, onde vivem familiares ou amigos da família inglesa.

Madeleine McCann desapareceu no passado dia 3 de Maio do seu quarto num apartamento no Algarve e ainda não foi encontrada.

PUB

Últimas