Já fez LIKE no TVI Notícias?

Maddie: «PJ não fez o que devia»

Investigadores profissionais britânicos analisam actuação da Judiciária

Cinco investigadores profissionais britânicos notaram falta de experiência na forma como a Polícia Judiciária portuguesa conduziu o inquérito ao desaparecimento de Madeleine McCann, num programa televisivo a ser emitido hoje no Canal 4, disse à Lusa fonte da estação.

A análise à investigação portuguesa foi feita por uma equipa enviada a Portugal e liderada pelo superintendente-chefe Chris Stevenson, que dirigiu a investigação ao homicídio das adolescentes Holly Wells e Jessica Chapman na localidade de Soham, no Reino Unido, em 2002.

PUB

Com Stevenson, actualmente reformado da Polícia britânica e a exercer funções de consultor, foram a Portugal durante uma semana um especialista forense, um especialista em comunicação com os media, um perito em segurança e um psicólogo forense.

«Eles tentam ser justos, porque a Polícia portuguesa não tem muita experiência em casos deste género, mas notam que [os polícias portugueses] não fizeram algumas coisas que deviam ter feito», avançou hoje à agência Lusa um porta-voz da estação televisiva.

O exame foi realizado com base nos dados recolhidos através de testemunhas locais e a leitura dos pormenores dados pela comunicação social, já que o acesso ao dossier não é permitido por a investigação judiciária ainda estar em curso.

«O programa não chega a conclusões, antes lança mais dúvidas e questiona a forma como a Polícia portuguesa actuou e como teria sido feito se a investigação tivesse lugar no Reino Unido», assinalou o mesmo porta-voz. «Mas o principal resultado foi tentar distinguir entre factos e a especulação feita pela comunicação social», vincou.

O programa, intitulado «Procurando Madeleine», foi produzido para o magazine «Dispatches», que mostra documentários e reportagens de investigação, e é emitido hoje às 21:00 na estação televisiva britânica Canal 4.

PUB

Últimas