Já fez LIKE no TVI Notícias?

Conclusão do aeroporto da OTA pode ser antecipada

Relacionados

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, afirmou esta segunda-feira que o governo antecipará o mais possível o calendário de conclusão das obras do aeroporto da Ota, explicando que já vai avançar a rede de transportes envolventes, informa a «Agência Lusa».

«A decisão de avançar para um novo aeroporto já devia ter sido tomada no passado. Foi muitas vezes anunciada e adiada. Agora estamos a avançar e o que queremos é, se possível, antecipar a conclusão do aeroporto da OTA», disse.

«Os concursos já foram iniciados para criar a rede de transportes envolventes ao novo aeroporto da Ota», sublinhou.

PUB

Mário Lino falava à Lusa depois de uma reunião de cerca de 90 minutos com a ministra do Fomento espanhola, Magdalena Alvarez, em Madrid.

Comentando o calendário da OTA, Mário Lino afirmou que «o país está atrasado nesta matéria» e que a situação se tornará «cada vez mais difícil até termos o novo aeroporto a funcionar».

Nesse sentido, afirmou, o executivo deve ter uma atitude «de quem quer antecipar e não de quem acha que se não for em 2017 pode ser em 2030», acrescentando: «Não pode ser essa a nossa atitude».

Segundo referiu, o encontro desta segunda-feira em Madrid permitiu analisar vários temas bilaterais, incluindo a rede de alta velocidade e a ligação de mercadorias entre Sines e Madrid.

O governante português explicou que Portugal quer conseguir um esforço de coordenação maior com Madrid nesta matéria, em particular dada a complexidade do tema em Espanha onde é acompanhado por dois ministérios - Fomento e Vivenda - bem como pelo governo regional da Estremadura.

«São questões de coordenação e de trabalho, havendo clara vontade de ambas as partes para que essa linha possa ser requalificada, como está já a ocorrer nos dois países», explicou.

No que toca ao TGV, Mário Lino recordou que Portugal e Espanha estão actualmente preparar uma candidatura conjunta a fundos da rede europeia de transportes, cujos pormenores foram hoje analisados O encontro de hoje inseriu-se ainda no quadro de várias reuniões preparatórias da presidência portuguesa da UE, no segundo semestre deste ano, que pretendem definir os temas prioritários e recolher opiniões dos restantes estado membros.

PUB

Relacionados

Últimas