Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo nega que Bruxelas tenha rejeitado traçado do TGV

Relacionados

Ministério de Mário Lino recebeu apenas pedido de esclarecimento sobre a matéria

O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações afirma que não houve qualquer reprovação por parte da União Europeia em relação ao traçado de Alta Velocidade ferroviária, no troço Elvas-Caia.

Segundo o comunicado do ministério tutelado por Mário Lino, «não houve qualquer rejeição da União Europeia ao traçado da Alta Velocidade ferroviária no troço Elvas-Caia, tendo sido, apenas, recebido um pedido de esclarecimento sobre a matéria, habitual neste tipo de processos, ao qual será enviada resposta no prazo indicado», esclarece.

PUB

O troço em causa é «o lote transfronteiriço da ligação Lisboa-Madrid, com uma extensão de 20 kms, não sendo abrangidos neste pedido de esclarecimento os restantes troços integrantes deste eixo», que também já foram objecto de declaração de impacte ambiental favorável.

Os estudos realizados no processo de avaliação em apreço permitiram identificar «a necessidade de atravessamento de uma zona de maior interesse ambiental, pelo que já se encontram previstas no âmbito do projecto medidas de minimização de impactes e medidas de compensação a implementar», rematam.

Recorde-se que segundo o semanário «Sol», a Comissão europeia terá notificado o Governo Português porque uma parte do traçado do TGV atravessa uma área ambientalmente protegida e exigiu explicações até Setembro.

PUB

Relacionados

Últimas