Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bolsas animadas com Dubai mas com Lisboa longe

Relacionados

PSI20 soma 0,18% com Europa a alcançar 1%

As bolsas seguem animadas esta segunda-feira (1%), a reflectir agora algum alívio sobre os receios de incumprimento do Dubai, depois da injecção de capital de 10 mil milhões de dólares de Abu Dhabi.

No entanto, em Lisboa, o PSI20 alcança agora uns ligeiros 0,18% para os 8.198,91 pontos, com as acções divididas entre o verde e o vermelho.

PUB

A destacar-se pela positiva está a Brisa com ganhos de 1,03% para os 6,82 euros. O consórcio constituído pela concessionária de auto-estradas com a Soares da Costa ganhou o troço de alta velocidade de Poceirão a Caia, revelou o Governo este fim-de-semana. Por seu lado, a Soares da Costa beneficia da mesma notícia, tendo já disparado 8% esta manhã. Agora, a acção está a subir 1,61% para os 1,26 euros.

Em foco está também a banca, depois do CaixaBI ter actualizado a sua avaliação para o sector até final de 2010. O banco de investimento reviu em alta preço-alvo do BES para 5,80 euros, em baixa do BPI para 2,50 euros e o BCP deixou inalterado nos 1,10 euros por acção, bem como a recomendação de «comprar».

Desta feita, o BCP alcança 0,61% para os 0,83 euros, o BES 0,79% para os 4,57 euros e o BPI 1,04% para os 2,13 euros.

EUA devem abrir em alta

A EDP é uma das excepções à regra. O título perde 0,19% para os 3,09 euros. Apesar de ter necessidades de financiamento cobertas até ao final de 2011, deverá fazer uma emissão de dívida de mil milhões de euros no próximo ano, para cobrir 2012.

PUB

Também no vermelho está a Portugal Telecom que derrapa 1,14% para os 8,36 euros.

Nos EUA, os futuros apontam para uma abertura em alta, não só pelo menor receio acerca do Dubai, mas também porque o Citigroup estará pronto para devolver 20 mil milhões de dólares ao Governo norte-americano, emprestados no âmbito do plano de recuperação financeira do país. De acordo com a Bloomberg, para o efeito, o banco deverá proceder a um aumento de capital do mesmo valor.

Além disso, o presidente Obama vai encontrar-se esta segunda-feira com os executivos dos maiores bancos nacionais para decidir se são ou não precisos mais empréstimos para a «salvação» da economia.

Nesta altura, os investidores estão também de olhos postos na Reserva Federal norte-americana, depois da instituição ter deixado passar que em breve poderá aumentar a taxa de juro, actualmente nos 0%.

PUB

Relacionados

Últimas