Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gaia lança prémio para divulgar excelência

Distinção no valor de 25 mil euros divide-se em em cinco categorias

A Câmara de Gaia decidiu distinguir a «excelência nacional» através de um prémio de 25.000 euros que será atribuído anualmente no Dia do Município, a 28 de Junho, noticia a Lusa.

O Prémio Nacional Cidade de Gaia divide-se em cinco galardões a que dão nome outros tantos ilustres: Edgar Cardoso (Prémio de Ciência, Tecnologia e Inovação), Eça de Queirós (Literatura), Teixeira Lopes (Artes Plásticas), João Paulo II (Solidariedade Social) e Vítor Cunha Rego (Jornalismo e Comunicação).

PUB

Segundo o regulamento, a câmara delibera no início de cada ano qual ou quais as valências do Prémio Nacional que terão lugar nesse ano.

Serão premiadas personalidades ou grupos que se distingam nas áreas contempladas, podendo os próprios interessados submeter propostas à apreciação do júri ou este escolher os candidatos por iniciativa própria. Todos podem participar no prémio, registando as suas escolhas no site da autarquia.

Sobrinho Simões, Carlos Fiolhais, Alexandre Quintanilha, Lobo Antunes, Carvalho Guerra, Francisco Vanzeller e Ferreira do Amaral compõem o júri do Prémio Edgar Cardoso.

A escolha do vencedor do Prémio Teixeira Lopes vai recair sobre Jaime Isidoro, João Cutileiro, Albuquerque Mendes, Armanda Passos, José Gomes Pinho, José Rodrigues e Artur Santos Silva.

O Prémio Jornalismo e Comunicação vai ter como jurados Carlos Daniel, José Manuel Fernandes, José Leite Pereira, Mário Crespo, João Marcelino, José Fragoso e José Eduardo Moniz.

As cinco categorias visam «perpetuar a tradição, a cultura, o pioneirismo e a competitividade de personalidades cujo trabalho perspective a divulgação de Portugal à escala mundial, tornando-o mais cosmopolita e apreciado pela sua excelência», de acordo com a autarquia.

Luís Filipe Menezes afirmou que o objectivo da iniciativa, a realizar já este ano, é dar uma visibilidade nacional ao município.

PUB

Últimas