Já fez LIKE no TVI Notícias?

Espanha e Portugal vão avançar com mercado ibérico de gás

Relacionados

(Notícia actualizada com mais informações)

O ministro da Indústria espanhol, Joan Clos e o ministro da Economia português garantiram esta quinta-feira que o próximo passo dos dois países é avançar com o mercado liberalizado de gás na Península Ibérica (MIBGAS).

Joan Clos, afirmou na conferência da «Politica de energia europeia em Portugal e Espanha», que decorre no ISEG em Lisboa, que «o passo seguinte é trabalharmos para terminar o processo de liberalização do gás».

PUB

O ministro da Economia português, Manuel Pinho, disse que espera que, na nova Cimeira de Novembro, os grupos de trabalho concretizem as soluções para o mercado do gás para que possam ser aprovadas. «Temos toda a vantagem em criar um mercado único em todas as suas componentes», comentou.

Ainda de acordo com o ministério, até Outubro, e no sentido de criar um «hub ibérico de referência a nível internacional», a Comissão Nacional de Energia (CNE) e a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) «deverão preparar um documento que identifique os princípios de funcionamento e organização do MIBGAS». Está previsto também que a Rede Eléctrica Nacional (REN) e a ENAGAS preparem «um plano de investimento e reforço das interligações e da capacidade de armazenamento de gás natural». Um terceiro passo é a preparação de um «acordo sobre a manutenção de reservas de gás natural a nível ibérico» por parte das Direcções Gerais de ambos os países.

Esta manhã, os dois ministros Manuel Pinho, já assinaram dois importantes acordos sobre os princípios gerais falados em Badajoz, para o relançamento do MIBEL.

PUB

Relacionados

Últimas