Já fez LIKE no TVI Notícias?

Pais protestam contra fecho de escolas

Duas mil pessoas nas ruas de Monção. Cavaco Silva pode ser último recursp

Os pais dos alunos do primeiro ciclo de Merufe e Riba de Mouro, em Monção, anunciaram que vão recorrer ao presidente da República para tentar evitar o fecho das duas escolas primárias daquelas freguesias. Este anúncio surgiu durante uma manifestação que juntou cerca de duas mil pessoas em Monção, informa a agência Lusa.

«Vamos até onde for preciso», garantiu a porta-voz dos pais, Célia Rodrigues. A manifestação, com pessoas a pé, de motorizada, de motos 4 e de jipes e acompanhada pelo som de apitos, pandeireitas e até de gaiteiros, terminou frente à Câmara Municipal, a entidade que os pais acusam de ser «conivente» com o fecho das duas escolas.

PUB

Além do recurso ao presidente da República, os pais vão pedir uma audiência ao secretário de Estado da Educação, enquanto esperam pelo desfecho da providência cautelar que interpuseram em Agosto no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga.

Caso a situação não seja revertida, os habitantes das duas freguesias vão boicotar o início do novo ano lectivo, não mandando as crianças para a EB 2.3 de Tangil, a escola de acolhimento definida pela Direcção Regional de Educação do Norte.

PUB

Últimas