Já fez LIKE no TVI Notícias?

Plantas «procuram» condições climatéricas mais amenas

Relacionados

Estudo comprovou que as plantas das cadeias montanhosas estão-se a mudar para maiores altitudes para encontrarem climas mais favoráveis ao seu desenvolvimento

Um estudo sobre 171 espécies de plantas das cadeias montanhosas da Europa Ocidental concluiu que muitas dessas plantas subiram cerca de 29 metros por cada década, para encontrarem condições climatéricas mais amenas, devido às mudanças climáticas, noticia a BBC.

«Esta é a primeira vez que foi demonstrado que as mudanças climáticas tiveram um efeito significativos nas plantas devido ao nível das temperaturas durante o último século», explicou Jonathan Lenoir, líder do estudo.

PUB

Para efectuar o estudo, a equipa de cientistas franceses e chilenos comparou a distribuição das espécies que habitavam as florestas entre 1905 e 1985 com a distribuição estudada entre 1986 e 2005.

«Descobrimos uma significativa mudança nas distribuição das plantas em relação às suas posições. As maiores elevações situam-se nos 29 metros por década», afirmou o cientista.

«A maioria das espécies está a subir na altitude para recuperar as condições na temperatura que satisfaça o seu desenvolvimento e reprodução», explicou.

O co-autor do estudo, Jean-claude Gegout, acrescentou ainda que diferentes tipos de plantas reagem de maneira distinta às mudanças na temperatura.

«As plantas com ciclos de vida longos, como as árvores, não tiveram mudanças significativas, no entanto as plantas com ciclos de vida mais curtos tiveram mas mudanças mais significativas», explicou.

PUB

Relacionados

Últimas