Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses vão pagar 12 euros pelo novo cartão de cidadão

Relacionados

Os portugueses vão pagar 12 euros pela emissão do Cartão de Cidadão, que substituirá o Bilhete de Identidade e os cartões de contribuinte, Segurança Social e Saúde, anunciou em Tarouca, Viseu, o ministro da Administração Interna.

«A taxa de emissão do Cartão de Cidadão foi fixada em 12 euros, numa emissão normal», estando previstos custos adicionais «para os pedidos de urgência», disse aos jornalistas o ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, no final da Convenção Autárquica Distrital do Partido Socialista (PS) de Viseu, que decorreu em Tarouca.

Segundo o ministro, «o cartão do cidadão financia-se a si próprio, porque é um serviço pago».

PUB

«As pessoas quando tiram hoje o Bilhete de Identidade ou o cartão de contribuinte pagam e vão pagar também a emissão do Cartão de Cidadão», afirmou.

Actualmente, cita a agência «Lusa», o Bilhete de Identidade custa 7,05 euros, a que se soma o preço das certidões necessárias, enquanto a emissão dos cartões de contribuinte, Segurança Social e Saúde não tem custos para os utentes.

António Costa informou que «quarta-feira, o primeiro-ministro, vai entregar no Faial (Açores) os primeiros dois cartões de Cidadão, um à melhor aluna do ano lectivo passado e outro ao cidadão mais idoso da ilha».

O Cartão de Cidadão «vem evitar que cinco entidades diferentes tenham serviços de emissão de cartões» e será «um cartão de identificação presencial e sobretudo de identificação electrónica».

O ministro da Administração Interna referiu ainda o novo documento irá «permitir identificar e autenticar electronicamente de uma forma mais segura do que a que temos hoje com os cartões Multibanco».

O Cartão de Cidadão começa a ser emitido a 14 de Fevereiro, nos postos de atendimento da ilha do Faial, Açores.

Deverá abranger todo o território nacional até final de 2008 e, só depois de concluído o processo em Portugal, os postos consulares portugueses no estrangeiro vão poder começar a receber pedidos de emissão do novo documento.

PUB

Relacionados

Últimas