Já fez LIKE no TVI Notícias?

Coreia do Sul apresenta plano de garantia do Estado aos bancos

Relacionados

Mas país está bem financeiramente

A Coreia do Sul vai dar uma garantia sobre os empréstimos interbancários até aos 100 mil milhões de dólares para estabilizar os mercados financeiros, anunciou este domingo o Governo.

Segundo a «Lusa», para ajudar os bancos que não conseguem financiar-se no mercado, o plano, de um montante global de 100 mil milhões de dólares norte-americanos, prevê uma garantia de três anos para os empréstimos interbancários em divisas estrangeiras, um apoio suplementar de liquidez pelo banco central ao sector bancário assim como benefícios fiscais, indicou o governo num comunicado comum com o banco central do país.

PUB

«Numa altura em que outros grandes países começaram a garantir os empréstimos interbancários, o governo sul-coreano vai tomar medidas similares para evitar colocar os bancos nacionais numa situação de desvantagem e para apaziguar os receios relativamente aos mercados financeiros», indicou o comunicado do ministério das Finanças.

«O governo e o Banco da Coreia vão garantir ainda liquidez ao sector bancário, num valor equivalente a 30 mil milhões de dólares, utilizando as reservas em divisas estrangeiras», acrescentou o comunicado.

O documento sublinha que a Coreia do Sul, quarta maior economia asiática, continua de boa saúde apesar da crise financeira mundial.

PUB

Relacionados

Últimas