Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Os melhores discos de 2012», segundo Mafalda Veiga

Relacionados

Cantautora escolheu cinco álbuns, em ex-aequo, para o primeiro lugar do seu top nacional

Depois da revisão da matéria dada em 2011 com «Zoom», disco em que revisitou e reinterpretou temas marcantes da sua carreira, Mafalda Veiga participou este ano no Rock in Rio Lisboa, atuando no Palco Sunset ao lado do brasileiro Marcelo Jeneci.

Os álbuns lançados em 2012 que mais se escutaram em casa de Mafalda vão desde a estreia do britânico Michael Kiwanuka, com «Home Again», até aos novos discos das já consagradas Ana Moura, Norah Jones e Fiona Apple.

PUB

Coincidência, ou não, metade das escolhas da cantora de «Cada Lugar Teu» são de projetos liderados por mulheres. Os novos discos de Cat Power e Carminho estão assim entre os preferidos de Mafalda Veiga.

Mas é Fiona Apple a eleita como a autora do melhor disco internacional de 2012. Segundo Mafalda, «"The Idler Wheel..." é muito original, muito criativo, liberto de "fórmulas", e muito viciante, que é a melhor característica que um disco pode ter».

Os melhores discos de 2012? Músicos portugueses respondem

A nível nacional, a escolha de melhor disco do ano foi mais difícil para a cantautora, que preferiu assim eleger cinco vencedores em ex-aequo: o álbum homónimo dos Orelha Negra, «Desfado» de Ana Moura, «Alma» de Carminho, «First Falls» de Filipe Raposo, e «A Gramática da Paixão Dramática» de Algodão (Carlos Nobre/Pacman).

PUB

«Estão todos em primeiro lugar porque cada um representa um caminho diferente e, em diferentes medidas, representa também novos passos e espaços para a música portuguesa», disse Mafalda Veiga ao IOL Música.

Para além dos cinco discos pedidos para cada lista, Mafalda fez questão ainda de incluir duas escolhas «extra»: «Sun» de Cat Power, e «Concentrado - O Melhor dos GNR» daquela que considera ser «a nossa melhor banda pop-rock de sempre».

«O "disco extra" é SÓ da que considero a nossa melhor banda pop-rock de sempre, em modo "concentrado" para quem estava com saudades ou para quem a queria descobrir», explicou.

«Os melhores discos de 2012», segundo Mafalda Veiga:

Nacional

1. «Orelha Negra», Orelha Negra

1. «Desfado», Ana Moura

1. «Alma», Carminho

1. «First Falls», Filipe Raposo

1. «A Gramática da Paixão Dramática», Algodão

"Disco extra" - «Concentrado - O Melhor dos GNR», GNR

PUB

Internacional

1. «The Idler Wheel...», Fiona Apple

2. «Little Broken Hearts», Norah Jones

3. «Blunderbuss», Jack White

4. «Home Again», Michael Kiwanuka

5. «Out of the Game», Rufus Wainwright

"Disco extra" - «Sun», Cat Power

PUB

Relacionados

Últimas