Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Os melhores discos de 2012», segundo Fred Ferreira

Relacionados

«A Balada do Coiote» dos TV Rural, e o álbum de estreia de Frank Ocean impressionaram o baterista dos Orelha Negra

Há muito que Fred Ferreira deixou de ser apenas o filho de Kalu (Xutos & Pontapés) que também tocava bateria, para se tornar num dos mais requisitados e atarefados percussionistas portugueses.

Este voltou a ser um ano de grande atividade para o baterista dos Buraka Som Sistema e dos Orelha Negra. Com os primeiros, Fred passou por alguns dos melhores festivais de verão da Europa, como o Exit na Sérvia, o Bestival no Reino Unido, e o nosso Optimus Alive.

PUB

Nos Orelha Negra, 2012 começou com um concerto no Centro Cultural de Belém, alguns meses antes do lançamento do segundo álbum de estúdio. «Orelha Negra» acabou mesmo por se tornar num dos grandes discos nacionais do ano (perguntem a Mafalda Veiga ou a Hélio Morais).

Nas suas escolhas dos «melhores de 2012», o músico preferiu não incluir nenhum trabalho em que tenha participado como músico ou produtor. Os álbuns nacionais que mais impressionaram Fred passam pela eletricidade das guitarras e ambientes psicadélicos de «Titans», dos barcelenses Black Bombaim, bem como pelo fado e não só do «Quinto» disco do alentejano António Zambujo.

O primeiro lugar do top nacional vai, porém, para «A Balada do Coiote», dos TV Rural, banda que Fred Ferreira segue «desde os tempos em que andava na escola».

PUB

«Sempre torci por eles e tenho muita pena que não cheguem ainda a mais gente. Ao vivo são incríveis, as letras são geniais e é uma das bandas mais originais que conheço em Portugal», explicou ao IOL Música.

«Oiçam e partilhem esta "nossa" maravilha», foi o conselho para quem ainda não escutou «A Balada do Coiote».

Os melhores discos de 2012? Músicos portugueses respondem

O fraquinho de Fred pelo hip-hop e R&B norte-americanos revela-se na grande maioria das escolhas para o melhor álbum internacional. O mais recente disco do projeto coletivo da editora de Kanye West («Cruel Summer») e o novo trabalho de Kendrick Lamar («good kid m.A.A.d. city») estão entre os preferidos do baterista, mas é Frank Ocean que ganha a corrida pela primeira posição com «Channel Orange», que inclui aquela que foi a canção do ano para Fred.

PUB

«A música que mais vezes ouvi este ano foi talvez o "Pink Matter", precisamente deste disco. (...) Este álbum provou que, além de ser um grande compositor, [o Frank Ocean] é um super artista. Oiço o álbum dele vezes sem conta. É um disco do principio ao fim, tudo faz sentido, cada música está no lugar certo», revelou, acrescentando que «só falta mesmo ele vir cá tocar a Portugal».

«Os melhores discos de 2012», segundo Fred Ferreira:

Nacional

1. «A Balada do Coiote», TV Rural

2. «Quinto», António Zambujo

3. «Cinco Dias e Meio», Miguel Araújo

4. «Titans», Black Bombaim

5. «Olympia», Minta & The Brook Trout

Internacional

1. «Channel Orange», Frank Ocean

2. «Late Nights With Jeremih» (mixtape), Jeremih

3. «good kid m.A.A.d. city», Kendrick Lamar

4. «Cruel Summer», G.O.O.D. Music

5. «Visions», Grimes

PUB

Relacionados

Últimas