Já fez LIKE no TVI Notícias?

Coreia do Norte permite primeiro concerto de uma banda estrangeira

Relacionados

Banda eslovena tem sido criticada pelo uso de elementos nacionalistas durante as atuações

Morten Traavik é um dos poucos agentes que ganhou a confiança das autoridades na Coreia do Norte. Para tal, tem sido fundamental “construir a confiança que é tão importante para um país que foi cortado do resto do mundo durante tanto tempo”. O diretor afirmou ainda que muita da reputação da banda se deve ao uso de trajes militares em palco, que estava na moda nos anos 80 e 90. Morten Traavik declarou também que a banda não tem ligações ao fascismo e que “não está a tentar marcar nenhuma posição, apenas a questionar constantemente as atitudes contemporâneas”.

O grupo esloveno Laibach vai ser a primeira banda estrangeira a dar um concerto na Coreia do Norte.

De acordo com a BBC, o diretor artístico da banda, Morten Traavik, veio a público dizer que já estão marcados dois concertos em Pyongyang, em agosto, que devem contar com mais de 2.000 espectadores. O grupo deve tocar o seu reportório, assim como canções populares norte-coreanas.

Laibach tem 35 anos de existência, durante os quais tem causado polémica. Muitos têm criticado a banda pelo uso ambíguo de imagens que remetem para a política e para o fascismo, assim como o uso de elementos e uniformes militares. Contudo, os  fãs afirmam que a presença destes elementos se trata de uma sátira ao totalitarismo.

PUB

Morten Traavik disse que os concertos de 19 e 20 de agosto não vão ser controversos e que a banda vai, até, tocar músicas do filme “Música no Coração”.

Na lista está também uma das mais populares músicas deste ano, na Coreia do Norte - “Vamos ao Monte Paektu” - referente ao pico mais alto da península coreana e onde os norte-coreanos acreditam ser o berço da nação.

“Tanto o país como a banda têm sido representados, por alguns, como fascistas e marginais. Mas a verdade é que são ambos incompreendidos. A Coreia do Norte é retratada no ocidente como o país mais fechado do mundo mas, na verdade, é mais aberto ao exterior do que afirmam os media”.

“Já informei as autoridades norte-coreanas da reputação da banda e assegurei-lhes que é só uma reputação, o que pode ser facilmente provado”.

 

PUB

Relacionados

Últimas