Já fez LIKE no TVI Notícias?

Documentário sobre Phil Spector estreia em Hollywood com boas críticas da família

Produtor musical cumpre pena de prisão de 19 anos

«The Agony and the Ecstay of Phil Spector» estreou esta quinta-feira em Hollywood, onde vai estar uma semana em projecção exclusiva no American Cinematheque`s Egyptian Theatre. A estreia teve a presença do realizador do documentário, Vikram Jayanti, e de Louis Spector. Este, um dos filhos adoptivos do produtor musical, ficou satisfeito com o filme sobre o seu pai que cumpre actualmente uma pena de prisão de 19 anos pelo assassínio de Lana Clarkson, em 2003.

«Fiquei sensibilizado, emocionou-me e foi uma experiência de que gostei. E apreciei o respeito que teve para com Lana Clarkson e que o meu pai lhe mereceu. Fez um excelente trabalho e é um álbum de família que terei gosto em partilhar com outras pessoas», disse Louis Spector a Vikram Jayanti, segundo relato da agência Reuters. Louis Spector tem actualmente 44 anos e foi adoptado aos cinco anos de idade juntamente com o irmão gémeo Gary, quando Phil Spector era casado com Ronnie Spector (de quem se divorciou em 1974).

PUB

Phil Spector tem actualmente 70 anos e cumpre uma pena de prisão mínima de 19 anos, na Califórnia, pelo assassínio de Lana Clarkson, em 2003. Spector alegou que a modelo cometeu suicídio e o primeiro julgamento, em 2007 foi anulado, mas o famoso produtor musical inventor da técnica «Wall of Sound, que trabalhou com músicos como John Lennon ou The Ramones, foi julgado novamente em 2009 e condenado. Entre os dois julgamentos, Spector produziu o primeiro álbum completo em 30 anos para a sua actual mulher. Este documentário foi feito antes do primeiro julgamento.

«The Agony and the Ecstasy of Phil Spector» resulta de três horas e meia de entrevistas para a BBC, em que Spector conta ao realizador Jayanti histórias de algumas das suas maiores produções, como «You`ve Lost That lovin` Feeling», dos Righteous Brothers, ou «River Deep Mountain High», de Ike e Tina Turner. O depoimento sobre Lana Clarkson também está presente - com «Woman is the Nigger of the World» de John Lennon como banda sonora - , mas a Reuters revela que, na maioria das vezes, Spector considera-se uma vítima do pai, dos colegas da escola ou da indústria da música.

Jayanti contou após a projecção do filme que frequentemente Spector lhe deu a sensação de que a modelo de 40 anos Lana Clarkson «foi a sua casa e arruinou a sua vida» ao morrer com um disparo de uma arma de fogo na boca. «Todos sobre quem já fiz um filme ficam bastante deprimidos depois de o verem. Mas acho que a longo prazo, ele vai vê-lo como a melhor crítica que ele alguma vez terá», afirmou o realizador que também já fez documentários sobre o xadrezista Garry Kasparov ou o pugilista Muhammad Ali.

PUB

Últimas