Já fez LIKE no TVI Notícias?

Entrevista: Sweet Billy Pilgrim pela primeira vez em Portugal

Banda dará concerto no Teatro São Luiz a 22 de Março

A banda Sweet Billy Pilgrim está pela primeira vez em Portugal para um concerto no Teatro São Luiz, em Lisboa. O guitarrista e letrista Tim Elsenburg recorda como surgiu o nome do grupo londrino, numa entrevista concedida ao IOL Música.

«Surgiu a partir do meu livro favorito, "Slaughterhouse Five", de Kurt Vonnegut. É um livro fantástico. É muito, muito triste, mas também muito divertido ao mesmo tempo. Gostei do livro, gostei da palavra "pilgrim" (peregrino) e gostei do nome Billy, porque é comum e despretensioso», explicou.

PUB

Juntos há cerca de sete anos, os músicos contam já com uma nomeação no currículo para os Mercury Prize Awards graças ao álbum «Twice Born Men», editado em 2009». Satisfeito, Tim não esquece como se sentiu no momento.

«Maravilhado! Incrédulo! Assustado! É um prémio fantástico, porque não tem nada a ver com políticas ou manobras de editoras. É como se alguém dissesse: - Eu gosto mesmo deste álbum. É uma honra. Uma editora pequena, ninguém nos conhecia...».

Visivelmente satisfeito com o resultado final deste segundo disco, o guitarrista e letrista fala-nos sobre aquilo que podemos encontrar neste novo projecto da banda.

«Numa altura específica da tua vida tu voltas a nascer. Depois de travar essa batalha e de experienciar certas coisas a tua vida nunca mais volta a ser a mesma e a partir desse momento nasces de novo. Todas as músicas do álbum foram feitas com isso em mente», esclareceu.

Tim aproveitou ainda para referir os seus artistas favoritos e que acabam por ser também uma forte influência.

PUB

«David Sylvian, The Blue Nile, Peter Gabriel, Kate Bush... Este tipo de música atmosférica, que continua a ser pop, mas que tem uma atmosfera», sublinhou.

Vê aqui a entrevista:

Dia 22, o Teatro São Luiz será palco de um concerto dos Sweet Billy Pilgrim numa noite dedicada aos novos sons do Reino Unido. Tim, que ainda se está a habituar a esta sua nova rotina, adiantou ao IOL Música que já está a preparar um novo álbum.

«Bem, para dizer a verdade, acabei de deixar o meu emprego. o meu dia-a-dia era acordar às 5 da manhã conduzir uma carrinha e pintar paredes... A minha nova rotina, se bem que ainda não tenho bem uma, é trabalhar no estúdio a escrever canções para o novo álbum... e a habituar-me à minha nova vida. Quero fazer um grande álbum de música pop e manter a mesma atmosfera. Já tenho algumas ideias para novas músicas. Quero fazer o derradeiro álbum de música pop atmosférica», concluiu Tim.

PUB

Últimas