Já fez LIKE no TVI Notícias?

John Lennon como nunca ninguém viu

Yoko Ono disputa cassetes do marido em tribunal. Na gravação Lennon está a fumar haxixe

Yoko Ono, viúva de John Lennon, fez grandes avanços esta quarta-feira na disputa legal que Ono mantém devido a uma filmagem do antigo Beatle a fumar haxixe, a escrever músicas e a pôr LSD - uma droga alucinogénica - no chá do presidente Nixon, escreve a Reuters.

Ono processou a World Wide Vídeo, um consórcio inglês de coleccionadores de material dos Beatles, tentando assim que não lançassem no mercado a filmagem de duas horas, a preto e branco, intitulada «3 days in the life», sobre a vida de Lennon num período conturbado da banda na década de 60.

PUB

O Tribunal distrital de Boston deliberou a favor de Ono em dois pontos da acusação no caso das cassetes que a revista Rolling Stone descreveu como: «Uma filmagem incrível de John Lennon como nunca ninguém viu».

O caso centra-se em torno de quem detém as nove horas de filmagens não editadas filmadas antes do lançamento de «Fab Four», em 1970.

A World Wide Video alega que é a proprietária dos vídeos e declara ter pago mais de um milhão de dólares em custos legais e outras despesas. O advogado de Yoko Ono, por seu lado, afirma que Yoko adquiriu as cassetes da World Wide através de um homem na Florida.

No entanto, a World Wide garante que as cassetes foram roubadas e que Yoko as adquiriu de forma ilegal e por isso processou a viúva por infringir a lei dos direitos de autor com o intuito de as mostrar publicamente.

«O que sugere o queixoso não se encaixa. Parece-me que a proposta do réu é bem tomada visto que não houve infracção», afirmou o juiz do processo.

O juiz deliberou também que a World Wide esperou demasiado tempo para descobrir o que se passou às cassetes roubadas. Ono registou as cassetes em 2002, mas a World Wide alega que desconhecia que Ono as tinha até receberem uma carta dos advogados da viúva no ano passado.

O advogado do consórcio afirmou que o caso ainda não está resolvido e que a questão sobre os legítimos donos das cassetes ainda não está esclarecida.

PUB

Últimas