Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nazaré: resgatado terceiro corpo

Três tripulantes continuam desaparecidos. Um homem foi salvo

(Actualizado às 17.30)

O corpo do terceiro dos tripulantes do barco que naufragou esta manhã na praia da Légua, Pataias, foi resgatado cerca das 16:30, a alguns quilómetros a norte do local do acidente, disse o comandante do porto da Nazaré.

PUB

Permanecem desaparecidos três tripulantes, depois de outros três já terem sido recuperados sem vida e um outro, de nacionalidade ucraniana, ter sido resgatado vivo durante a manhã.

Segundo o comandante José Miguel Neto, o corpo resgatado cerca das 16:30 foi avistado inicialmente a partir de terra e mais tarde foi retirado da zona de rebentação no mar por um helicóptero da Força Aérea.

O corpo estava perto da praia de Vale Furado, a cerca de cinco quilómetros a norte da praia da Légua, e terá sido arrastado pelas fortes correntes que se fazem sentir na zona.

Com este resgate, permanecem ainda desaparecidos três tripulantes do barco «Luz do Sameiro», que poderá permanecer encalhado na areia ainda hoje.

Ao início da tarde foi retirado do interior da embarcação, por um helicóptero da Força Aérea, outro corpo.

O corpo foi encontrado no interior da embarcação por um militar que, depois de depositar o cadáver no areal, voltou à embarcação, de onde saiu pouco depois, indicando que não se encontra qualquer outra vítima dentro do barco.

PUB

Os populares que estão concentrados no areal, muitos dos quais são familiares das vítimas, criticaram duramente a actuação dos bombeiros, já que o cadáver foi deixado no areal e só minutos depois chegou uma equipa para o cobrir e levá-lo para a morgue.

Um dos tripulantes, de nacionalidade ucraniana, foi resgatado com vida, enquanto o corpo de um outro homem foi recuperado durante a manhã.

As autoridades contam aproveitar a maré vazia, entre as 16:00 e as 17:00, para rebocar o barco para terra, admitindo que nas redes ou no convés possam ser encontrados corpos.

Nesta altura as autoridades têm poucas esperanças de encontrar com vida os pescadores desaparecidos devido à baixa temperatura da água, disse o comandante da capitania da Nazaré, José Miguel Neto.

Segundo o comandante, a temperatura da água do mar é de dez graus, pelo que é muito difícil um ser humano sobreviver muito tempo dentro de água.

No local permanece o helicóptero da Força Aérea.

Equipas da Polícia Marítima, dos bombeiros voluntários da Nazaré e do INEM estão a acompanhar as operações, realizando buscas na zona a norte do local do acidente.

Em situações de afogamento, os corpos costumam dar à costa no prazo de seis horas, ou então só 48 horas depois, devido ao processo de decomposição.

PUB

Últimas