Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCP atrai aposta de 500 milhões de euros

Relacionados

O Banco Privado Português (BPP) de João Rendeiro concluiu ontem a aquisição de uma participação qualificada de 2 por cento no BCP, num investimento de cerca de 200 milhões de euros.

Fonte oficial do BPP confirmou ao «Diário Económico» a aquisição desta posição, que começou a ser construída desde há um mês.

A instituição prepara-se agora para solicitar ao Banco de Portugal autorização para chegar aos 5% do banco de Paulo Teixeira Pinto. É esse o objectivo do BPP.

PUB

Aos actuais valores de mercado, uma fatia de 5% do grupo presidido por Paulo Teixeira Pinto está avaliada em cerca de 547 milhões de euros. «Para já, temos 2%. Para chegar aos 5%, é preciso, primeiro, obter a autorização do Banco de Portugal. O «timing» para atingir 5% dependerá também das condições de mercado», acrescentou o mesmo responsável.

Segundo esta fonte, a aposta no BCP justifica-se pelo «significativo potencial de valorização» da instituição, comprovado pelo valor médio dos «price targets» dos vários analistas.

Um potencial de valorização que se pode explicar por razões fundamentais, pelo facto de, após o fracasso da OPA sobre o BPI, o banco já não ter que efectuar um aumento de capital, mas também pela especulação existente à volta de movimentos de consolidação.

Segundo os analistas, o BCP pode ser um alvo interessante para grupos estrangeiros interessados em entrar no mercado português. Confrontado sobre se os rumores de OPA sobre o BCP pesou na decisão de investimento, a fonte do BPP limitou-se a admitir que essa eventualidade seria um «plus», mas garante que um negócio desta dimensão nunca pode ser suportado apenas em especulações.

O investimento do BPP foi concretizado através de uma nova sociedade veículo, a Privado Financeira, com sede na Bélgica. A aquisição de 2% do BCP marca a estreia desta «holding». O BPP vendeu, no final de Fevereiro, 20% da Jerónimo Martins, tendo encaixado com a operação cerca de 450 milhões de euros.

Depois deste desinvestimento, a instituição presidida por João Rendeiro conta com mais de mil milhões de euros para investir. Em estudo, está ainda a entrada no capital de outras empresas cotadas. Questionado sobre quais os potenciais-alvos, fonte oficial do BPP preferiu guardar segredo.

PUB

Relacionados

Últimas