Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vasconcellos diz proposta Sonaecom não tem credibilidade

Relacionados

O accionista da PT Nuno Vasconcellos afirmou esta quarta-feira à agência «Lusa» que a proposta de remuneração feita pela Sonaecom «não tem credibilidade», porque a empresa não cumpriu com nada do que prometeu durante a operação.

A Sonaecom propôs terça-feira à noite um plano de distribuição de 5,7 mil milhões de euros em dividendos, até 2010, aos accionistas da Portugal Telecom (PT) que se mantenham na empresa depois da Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada sobre a operadora ter sucesso.

Em comunicado divulgado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonaecom explica que a distribuição de dividendos tem como objectivos definidos 1,8 mil milhões de euros já este ano, 2,1 mil milhões de euros no próximo ano, 700 milhões de euros em 2009 e, finalmente, 1.000 milhões de euros em 2010.

PUB

Hoje, Nuno Vasconcelos, presidente da Ongoing Strategy Investments, que detém 2,0 por cento da PT, afirma que a proposta feita pela Sonaecom é «pouco inspiradora e pouco transparente».

Nuno Vasconcellos sustenta que a Sonaecom não tem credibilidade para defender esta proposta, porque «tudo o que disse na operação, não cumpriu», ao contrário da administração da PT, que «cumpriu com tudo o que prometeu aos accionistas».

«Esta é a empresa que só aumentava o preço (da contrapartida) se encontrasse petróleo ou diamantes, mas depois aumentou-o de 9,5 para 10,5 euros», afirmou.

Vasconcellos alerta para o facto de a Sonaecom propor a distribuição de 5,7 mil milhões de euros em dividendos, mas com a ressalva de que só o fará se «houver fundos e cash (dinheiro) para distribuir».

O conselho de administração da PT propôs a 20 de Fevereiro aumentar a remuneração dos accionistas da empresa para 6,2 mil milhões de euros, incluindo a recompra de 16,5 por cento do capital, se a OPA lançada pela Sonaecom for rejeitada.

Em comunicado, a administração da Portugal Telecom (PT) afirma que, com o plano revisto, a remuneração total dos accionistas da PT ascenderá a 5,6 euros por acção, ou seja, «mais de metade da oferta revista da Sonaecom».

PUB

Relacionados

Últimas