Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estado prevê perda de 180 milhões a 30 anos com privatização da ANA

Relacionados

O Ministro das Obras Públicas, Mário Lino, garantiu esta quarta-feira que a perda de receitas com a privatização da Aeroportos de Portugal (ANA) «vai ser compensada com os benefícios associados à construção do novo aeroporto».

À saída de uma audição do Parlamento, Mário Lino sublinhou aos jornalistas que está prevista uma perda de 180 milhões de euros de dividendos da ANA nos próximos 30 anos, numa projecção feita a partir dos dividendos dos últimos cinco anos, que foram de 30 milhões de euros para os cofres públicos.

«Se o Estado privatizar a ANA a 100 por cento passa a receber zero em dividendos. Não recebe esses 180 milhões nos próximos 30 anos, mas em compensação o que está a fazer é um novo aeroporto cujo valor está estimado em 3,10 mil milhões de euros e que vai ser do Estado, sendo gerido em regime de concessão», lembrou o ministro.

PUB

Com esta infra-estrutura, Mário Lino garante que os benefícios associados ao novo aeroporto serão muito superiores aos 180 milhões de euros dado que, «além do que o Estado receber com a privatização da Ana», há cobranças ligadas ao empreendimento que passam por «impostos, taxas aeroportuárias e desenvolvimento do turismo».

O ministro concluiu ainda que «a ideia que corre sobre a perda de muitos milhões de euros com a privatização da ANA, não é bem assim» e que, com o novo aeroporto, «o Estado terá uma infra-estrutura na qual quase não vai investir porque vai ser feita por privados».

PUB

Relacionados

Últimas