Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nazaré: satélite «não descobriu» embarcação

Comando Naval do Continente recebeu um SOS da embarcação naufragada sexta-feira

O Comando Naval do Continente recebeu um SOS da embarcação naufragada sexta-feira nas imediações da Nazaré, mas as indicações recebidas por satélite eram insuficientes para saber onde se encontrava, disse hoje à Lusa fonte da autoridade marítima.

Só o processo de triangulação permite a localização exacta de uma embarcação em dificuldades, o que, no caso concreto, não foi de imediato possível, tendo em conta a orbita desfavorável de dois dos três satélites necessários à operação.

PUB

O comandante da capitania da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Carrundo Dias, que forneceu estas explicações, testemunhou à Lusa que foi questionado pelo Comando Naval, pouco depois do naufrágio, acerca do paradeiro da embarcação «Senhora da Luz», que estava matriculada em Vila do Conde.

Só mais tarde foi possível a triangulação de satélites, o que terá atrasado as operações de socorro, admite Carrundo Dias, ainda que espere esclarecimentos mais detalhados através do inquérito pedido à Marinha pelo Ministério da Defesa.

O oficial precisou que a embarcação, que tinha sido vistoriada a 11 de Setembro, respeitava todos os procedimentos de segurança, tendo balsas, salva-vidas, coletes individuais e o aparelho que sinaliza situações críticas para um satélite.

O aparelho da «Senhora da Luz» permitia a sinalização destas situações manualmente ou automaticamente. A embarcação «Luz do Sameiro» naufragou na manhã de sexta-feira, na Praia da Légua, a Norte da Nazaré, com sete pescadores a bordo.

Três pescadores continuam desaparecidos, depois de outros três terem sido encontrados sem vida. Apenas um tripulante, de nacionalidade ucraniana, foi resgatado com vida.

PUB

Últimas