Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal deve crescer em tecnologia acima da Europa

Segundo a tendência recente, Portugal deverá continuar a crescer acima da média da União Europeia (UE) no sector das Tecnologia de Informação (TI).

O facto foi avançado, esta sexta-feira, pelo ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, que aponta um crescimento de 7,5 por cento até 2010 para o mercado nacional .

Já a média europeia aponta para um crescimento de 5,4%.

PUB

«Há aqui sinais de mudança importantes: os indicadores de confiança têm subido, bem como o índice de produtividade, que é o grande motor de crescimento do País», sublinhou Manuel Pinho.

Para o ministro, que revelou estes dados na sessão de apresentação da PorTI 2007, Mostra de Tecnologias de Informação, «esta é uma ocasião única para darmos a conhecer ao mundo o que de melhor se faz em tecnologia».

Ainda segundo dados do Ministério de Economia, nos últimos cinco anos as exportações de baixa tecnologia caíram em Portugal dos 43% para os 33%. «Isto implica uma evolução com maior valor tecnológico» para o país, referiu o ministro.

Plano Tecnológico vai ter «metas mais ambiciosas»

Tendo em conta que 90% das medidas do Plano Tecnológico «já se encontram em aplicação», como o Cartão Único do Cidadão, a Empresa na Hora e Marca na Hora ou o fim do Diário da República em papel, Manuel Pinho garantiu ainda que as metas do Plano Tecnológico têm de ser «mais ambiciosas».

PUB

«Um estudo da União Europeia (UE) diz que um quarto do crescimento do PIB da UE tem por base a utilização das tecnologias de informação», disse.

Já o secretário de Estado da Indústria e Inovação, António Castro Guerra, sublinhou que «uma empresa que adopte sistemas de tecnologia de informação pode colocar-se em rede com os seus clientes, fornecedores ou com a banca», algo que no seu entender «é fundamental para a modernização».

A mostra PorTI 2007, que se inicia a partir de terça-feira, reúne 90 empresas nacionais de tecnologia e vai abordar temas como a robótica.

PUB

Últimas