Já fez LIKE no TVI Notícias?

Jorge Sampaio defende diálogo entre civilizações

Relacionados

Antigo presidente português discursou no fórum da Aliança das Civilizações

O diálogo entre civilizações é uma «urgência humanitária» que não pode ser adiada, sendo essencial usar a pioneira Aliança das Civilizações para ultrapassar os actuais impasses, afirmou esta terça-feira, em Madrid, Jorge Sampaio.

O Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações (AdC) e antigo Presidente de Portugal afirmou que «o diálogo entre civilizações, religiões e culturas tornou-se numa urgência humanitária que não pode ser adiada. E esta iniciativa, da AdC, é uma iniciativa certa no momento certo», para responder a isso.

PUB

«Estamos a lidar com algo que afecta toda a humanidade, com mudanças que têm que ser implementadas a nível local mas que devem envolver todos os Estados e a sociedade civil», frisou Jorge Sampaio na abertura do 1º Fórum da AdC em Madrid.

Optimista sobre a iniciativa, apadrinhada já por 80 governos e organizações, Jorge Sampaio frisou que o maior trunfo da Aliança é «o facto de ser orientada para acção e para a obrigatoriedade de resultados».

Sampaio diz que é preciso fazer mais pela Saúde

Tratado: Sampaio defende «referendo»

«Este fórum demonstra que fomos capazes de ultrapassar o impasse dos debates conceptuais do diálogo entre civilizações, abrindo esse debate a público», afirmou.

Como «primeiros resultados tangíveis já conseguidos», Jorge Sampaio destacou os vários Planos Nacionais pelo Diálogo Cultural que serão divulgados em Madrid, incluindo da Espanha e da Turquia, «padrinhos» da AdC.

PUB

Novos acordos e parcerias

Serão ainda conhecidos acordos de parcerias com varias organizações internacionais e os «projectos estrela» da AdC: a construção de uma Clearinhouse, um «repertório on-line das iniciativas ligadas às matérias cobertas pela Aliança, e a criação de um mecanismo para a troca de informação e material relacionados com os temas do «diálogo de civilizações, religiões e culturas», denominado Rapid Response Media Mechanism (RRMM).

Sampaio insistiu na vontade de que a AdC se consolide como «um exemplo pioneiro», a longo prazo, «desenhada não para se tornar um corpo burocrático da maquina internacional», mas para criar um espaço onde «governos, comunidade internacional e sociedade civil podem trabalhar juntos para garantir resultados».

Novo programa de apoio ao emprego entre jovens

Na sessão de abertura do fórum em Madrid, Mozat bint Nasser al Missned, presidente Fundação Qatar, anunciou um investimento de 100 milhões de dólares para um novo programa de apoio ao emprego entre jovens, nomeadamente no Médio Oriente e no Norte de África.

Mais de 350 participantes, 30 empresários de relevo mundial, líderes religiosos, políticos e de organizações cívicas reúnem-se a partir desta terça-feira em Madrid no 1º Fórum da Aliança das Civilizações (AdC).

Jorge Sampaio, Alto Representante das Nações Unidas para a AdC, partilhou a sessão de abertura com os chefes dos governos espanhol e turco, José Luis Rodríguez Zapatero e Recep Tayyip Erdogan, respectivamente, e com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

PUB

Relacionados

Últimas