Já fez LIKE no TVI Notícias?

Parlamento: Obama fintou, mas Ronaldo marcou

Relacionados

Parlamento «votou» posse do novo presidente, fecho da prisão de Guantanamo e, ainda, a eleição do melhor jogador do mundo

Na maratona de votações desta sexta-feira na Assembleia da República, os deputados aprovaram dois votos de congratulação especiais. O primeiro, dedicado ao novo presidente norte-americano, Barack Obama, que incluía a sua decisão de encerrar a prisão de Guantanamo e outro para Cristiano Ronaldo, que foi eleito pela FIFA como o melhor jogador de 2008.

PS chumba proposta de suspensão de avaliação

PUB

Apesar de Barack Obama ter fintado Cristiano Ronaldo na ordem de aprovação, foi o jogador de futebol que fez o pleno e marcou golo na «unanimidade».

Posse e encerramento de Guantanamo

O voto de congratulação para o presidente dos Estados Unido foi apresentado pelo CDS-PP, o que provocou algumas reacções nas outras bancadas parlamentares. António Filipe, do PCP, considerou «curioso» este voto e ironizou «a mudança de 180 graus do CDS-PP em relação à política da administração Bush».

Já Luís Fazenda, do Bloco de Esquerda, lembrou que o CDS «nunca reconheceu a existência de tortura dos prisioneiros» em Guantanámo e que Paulo Portas «esteve ao lado de Rumsfeld. Alinhou totalmente com a administração Bush. Há um limite para a ética política e hoje esse limite foi ultrapassado pelo CDS».

Pelo PS falou Vera Jardim, garantindo que: «Desta América nós gostamos».

Na sua intervenção, José Luís Arnaut, do PSD, saudou uma «nova era» com Barack Obama, mas aproveitou para criticar «a forma precipitada como o Governo português se ofereceu para acolher os detidos» de Guantanamo.

PUB

Telmo Correia, apresentou o voto do CDS-PP, considerando que o discurso de posse de Obama «abre uma esperança» e que foi relevante o «cumprimento da promessa de encerra a prisão em Cuba. No final, apenas o PCP e o PEV se abstiveram na votação.

«Portugal no mundo»

O voto «de congratulação pela eleição de Cristiano Ronaldo como o melhor jogador de futebol do mundo em 2008» foi apresentado pelos deputados do PSD eleitos pela Madeira, terra natal do desportista.

Aprovado por unanimidade ninguém questionou que «a eleição para melhor futebolista do mundo pela FIFA é, sem dúvida, o justo reconhecimento das suas excepcionais qualidades de futebolista e constitui motivo de orgulho para todos os portugueses, contribuindo, de forma ímpar, para a projecção de Portugal no mundo».

PUB

Relacionados

Últimas