Já fez LIKE no TVI Notícias?

«PSD: Santana <i>entalou</i> Jardim»

Relacionados

Membro da Comissão Política do PSD Madeira escreve no seu blog que Alberto João Jardim saiu «furioso» do conselho nacional do PSD porque estava a pensar apresentar-se como candidato à liderança do partido

Alberto João Jardim levava «engendrada» ao Conselho Nacional do PSD uma candidatura à liderança do partido, mas «o cenário alterou-se» com o «desejo» de regresso manifestado por Santana Lopes, escreve no seu blog o vogal da comissão política do PSD Madeira, ex-secretário-geral do partido e tido como muito próximo do líder madeirense.

No seu blog, Filipe Malheiro escreve, sob o título «PSD: Santana entalou Jardim»:

PUB

«Uma conversa entre Santana Lopes e Alberto João Jardim antes do Conselho Nacional surpreendeu o líder madeirense, que não estava à espera da pressão desesperada de Santana para que ele desistisse a seu favor. Há entre muitos conselheiros a ideia que Santana - que não vai conseguir ganhar as directas, porque existe uma forte possibilidade de alguns potenciais apoiantes de Jardim, perante os factos, se transferirem para Pedro Passos Coelho ou Ferreira Leite -andou a manipular os acontecimentos e que entalou Alberto João Jardim, escondendo até à ultima o seu jogo. O Presidente do Governo acabou por sair agastado - eu sei que o líder madeirense saíu da sala mais cedo profundamente irritado com os acontecimentos - e ainda por cima levantou contra si críticas de alguns responsáveis de distritais que andaram todo o dia de hoje a preparar-lhe o caminho e não escondiam a desilusão».

Em declarações à agência Lusa, Filipe Malheiro adiantou que, com este desejo do antigo líder nacional, «deixou de haver condições» para Jardim avançar.

PUB

«Até quarta-feira ninguém falava em Santana Lopes, uma pessoa conotada com Luís Filipe Menezes, sendo preciso não esquecer que Jardim apoiou Marques Mendes», argumentou.

Filipe Malheiro considerou que a alteração da postura de Jardim, recusando falar ou comentar publicamente a situação do partido, são uma evidência de que estaria a preparar algum projecto de candidatura.

«Estou aqui disponível para o combate»

Jardim «empurra» Santana para corrida

PSD: fez 70 mil quilómetros e saiu

Para Filipe Malheiro, o projecto de Jardim passaria pela retirada das demais candidaturas, pois o presidente do PSD/M não pretendia «enfrentar Manuela Ferreira Leite, o que poderia significar ir directamente contra Cavaco Silva», sendo um dos objectivos do governante madeirense manter o bom relacionamento com o Presidente da República.

PUB

Filipe Malheiro acrescentou que «estava à espera que Manuela Ferreira Leite recuasse, tendo a ex-ministra das Finanças sido criticada por Jardim na intervenção no Conselho Nacional», que se realizou na noite passada.

Jardim «não aludiu sequer a Santana Lopes» e classificou as outras candidaturas de «exóticas», destacou Filipe Malheiro, que diz ter informação de que Alberto João Jardim «não ficou nada satisfeito e saiu», mencionando que «fica no ar a dúvida sobre se o líder madeirense foi utilizado».

«O caricato é que com Santana Lopes, CDS e PSD teriam os mesmo líderes que em 2005. Só em Portugal¿», frisou, considerando que os «opositores de Santana vão lembrar quem era líder em 2005» e questionando se o ex-primeiro ministro «é o ideal para se relacionar com Cavaco Silva».

«Dos candidatos que estão na corrida, eu cá apoio Pedro Passos Coelho», concluiu Filipe Malheiro.

PUB

Relacionados

Últimas