Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cavaco: «O Presidente Lula é um amigo de Portugal»

Relacionados

Cehefe de Estado anuncia concertação de posições em temas estratégicos

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, disse este sábado ter encontrado eco no seu homólogo brasileiro em relação à sua proposta para que haja uma concertação de posições em questões estratégicas para os dois países.

«Encontrei um eco que vai muito para além daquilo que eu pensaria com o meu maior optimismo possível», afirmou Cavaco Silva no Rio de Janeiro aos jornalistas portugueses que acompanham a sua participação nas celebrações dos 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil.

PUB

Cavaco Silva e Luiz Inácio Lula da Silva reuniram-se na sexta-feira, tendo abordado as relações bilaterais e a situação na América Latina, designadamente, o recente conflito entre Equador, Colômbia e Venezuela.

O chefe de Estado - que propôs anteriormente uma concertação de posições em questões estratégicas para os dois países - destacou a «vontade comum de trabalhar no sentido da afirmação e da projecção internacional da língua portuguesa, tirando partido dos audiovisuais, das tecnologias de informação e da criação conjunta de institutos culturais no estrangeiro».

«Mais concertação política»

Cavaco no Brasil

«É um interesse estratégico dos dois países», frisou.

Por outro lado, referiu, os dois presidentes consideram as comemorações da transferência da corte portuguesa para o Brasil «uma forma de reforçar um projecto de futuro, no reforço de relações bilaterais, na construção de parcerias e de cooperações a nível internacional».

PUB

«O Presidente Lula é um amigo de Portugal e muito sinceramente quer tirar partido desta História comum e que a celebração da vinda da corte para o Brasil ajudou a tornar mais evidente aos olhos da opinião pública brasileira e dos políticos brasileiros», afirmou.

Lula da Silva «anunciou que a cimeira entre os dois governos vai ter lugar ainda este ano, em Brasília», disse Cavaco Silva.

A última cimeira Portugal-Brasil realizou-se no Porto, em 2005.

PUB

Relacionados

Últimas