Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cavaco avisa: «Direito à educação não é luxo nem prémio»

Relacionados

Presidente da República apela à responsabilidade de «todos» e fala directamente para os pais. António Costa destaca obras nas escolas de Lisboa

O Presidente da República apelou, esta segunda-feira, à responsabilidade de «todos» no sector da educação e falou mesmo directamente aos pais, pedindo a estes para se envolverem mais no ensino dos filhos.

«O direito à educação não é mais um luxo, não é mais um prémio. É uma responsabilidade de toda a sociedade, um desígnio nacional que une e mobiliza os órgãos de soberania, outros agentes políticos, os professores, os funcionários, os pais, os alunos, os autarcas, as comunidades locais», enumerou, durante a inauguração da Escola Básica Professora Aida Vieira, no Bairro Padre Cruz, em Lisboa.

PUB

Insistindo na «responsabilidade de todos em continuar a apostar na educação», Cavaco Silva lembrou aos pais que «não podem pensar que a educação só compete aos professores e aos outros agentes educativos». «Os pais devem participar activamente na educação dos filhos», aconselhou.

Apesar da «satisfação muito especial» que confessou sentir ao inaugurar uma nova escola, o chefe de Estado frisou que os alunos portugueses «ainda estão um pouco aquém dos resultados esperados» a nível europeu.

«Temos que conseguir comparar-nos com outros países europeus, de competir com esses padrões», incentivou, acrescentando que o investimento na educação é «produtivo» e «rentável».

Referindo o «grande objectivo» do alargamento da escolaridade obrigatória até aos 12 anos, Cavaco apelou à «qualidade, excelência e disciplina na escola», assim como ao «sentido de exigência», ao «combate ao insucesso e abandono escolar» e à «valorização da profissão docente».

Na mesma iniciativa, o Presidente da República afirmou não admitir uma intervenção do FMI em Portugal.

PUB

Também presente na inauguração esteve o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que destacou as várias intervenções nas escolas do concelho com o objectivo de fixar as famílias mais jovens.

Segundo António Costa, o programa «Escola Nova» trouxe três novas escolas e cinco novos jardins-de-infância ao ano lectivo 2010-2011 em Lisboa. «Em 80 escolas que constatámos, em 2007, que precisavam de obras, 20 estão concluídas», revelou.

O autarca destacou ainda a duplicação da cobertura do transporte escolar este ano no concelho e o «esforço acrescido» para a coesão social nos bairros.

«Esta é não só uma homenagem que fazemos à República e ao que ela fez pela escola pública, mas também é um grande investimento que fazemos no futuro da cidade de Lisboa, essencial para inverter a desertificação», disse.

PUB

Relacionados

Últimas