Já fez LIKE no TVI Notícias?

Padre António Vieira «actual»

Relacionados

Cavaco Silva «impressionado» com «esta figura maior da história portuguesa»

O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou esta quarta-feira, em Lisboa, que o que mais o «impressiona» no Padre António Vieira «é talvez a actualidade com que esta figura maior da nossa história continua a surgir aos nossos olhos», escreve a Lusa.

Falando na sessão comemorativa do quarto centenário do Padre António Vieira, na Academia das Ciências, Cavaco Silva destacou, tal como acontecia há 400 anos, a diversidade dos povos e civilizações que precisa hoje, porventura ainda mais, de políticos e mediadores como Vieira, que acreditem realmente no valor da pessoa humana e sejam suficientemente inspirados para estabelecer as pontes que levem à paz.

PUB

«Podemos e devemos acreditar nas nossas potencialidades enquanto nação que possui uma história de oito séculos, uma história que pode, por isso mesmo, ser também uma História do Futuro», sublinhou, acrescentando ser esta «a lição que podemos retirar da vida e da obra de Vieira».

«Foi esta a mensagem que nos deixou e a que temos obrigação de ser fiéis, sob pena de desiludirmos todos aqueles que, tal como ele, sonharam, com ou sem império, um País dinâmico, civilizado e próspero», afirmou.

O Presidente da República manifestou «regozijo e gratificação» por presidir à sessão com se que se iniciaram as comemorações do quarto centenário do nascimento do Padre António Vieira, por se evocar a memória de alguém que deixou marcas profundas na história, pela sua actividade no domínio social, científico ou outro.

Estátua do Rei inaugurada por Cavaco

Os portugueses confiam na Justiça?

PUB

Cavaco Silva disse que a «gratificação se transforma em justificado regozijo, senão mesmo em orgulho, para quantos se revêem nessa figura ímpar da história portuguesa».

«Em Vieira, não se sabe o que mais admirar: se o virtuosismo do pregador ou a argúcia do diplomata ao serviço da independência nacional; se a grandeza e a majestade da sua escrita, que levou Fernando Pessoa a chamar-lhe "imperador da língua portuguesa", ou a tenacidade com que defendeu os direitos das populações ameríndias; se o realismo do conselheiro do rei, a quem se deve o restabelecimento dos contactos com a colónia judia na Holanda, ou o visionário que sonhou para Portugal um quinto império», realçou.

Para o Presidente, Vieira em tudo deixou impressa a assinatura do génio, bastando ler algumas das muitas páginas escritas pelo seu punho, para se confirmar não só a inteligência e a fina sensibilidade do escritor, como também a vontade, a energia e a determinação do político e do missionário.

Para Cavaco Silva, toda a obra do Padre António Vieira é simultaneamente uma demonstração de génio e uma demonstração de fé.

PUB

Relacionados

Últimas