Já fez LIKE no TVI Notícias?

PT/TVI: Vara terá falado com Sócrates sobre acusação de Ferreira Leite

Relacionados

Vice-presidente do BCP admite conversas com o primeiro-ministro, mas nunca sobre o negócio. Apenas garante ter falado «com muita gente» sobre o comentário da então líder do PSD

Armando Vara deu a entender, esta segunda-feira, na comissão de inquérito, que terá falado com José Sócrates depois da então líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, ter acusado o primeiro-ministro de mentir sobre o seu conhecimento do negócio PT/TVI.

Questionado sobre se falou com Sócrates sobre o negócio, o vice-presidente suspenso do BCP hesitou e respondeu primeiro: «Não tenho ideia, por estranho que lhe pareça.»

PUB

«Falei com ele muitas vezes, mas em nenhum momento abordei com ele o assunto. A minha convicção é que ele não sabia do negócio», continuou.

Vara estava a responder às perguntas do deputado do BE João Semedo, que invocou o teor das escutas entre este e José Sócrates.

«Essas conversas resultam de, na mesma altura, a líder do PSD ter feito uma acusação a Sócrates. Acusação que parecia ser o resultado de ter alguma informação especial sobre a matéria. Isso gerou alguns comentários. Falei com várias pessoas sobre isso», referiu, deixando implítico que o primeiro-ministro foi uma dessas pessoas.

Reforçando que fez «alguns comentários privados» com «gente que fala das coisas do dia», «sem valor especial», Armando Vara recordou o que então terá dito: «A acusação era feita com tanta convicção e veemência que levaria a que as pessoas acreditassem que Ferreira Leite é que estava a falar a verdade e Sócrates estava a mentir.»

O «vice» do BCP desvalorizou esses comentários que fez na altura em que o negócio ainda se desenvolveria: «Conversas sobre a TVI toda a gente teve com toda a gente, mas sobre o que de facto interessa eu nunca perguntei nada a José Sócrates sobre o assunto.»

Armando Vara admitiu, no entanto, que Sócrates tenha tido um conhecimento informal do negócio. «Talvez na altura, atendendo a que o desenvolvimento do negócio se ia tornando público, seria praticamente impossível que alguém não tivesse conhecimento informal do que se estava a passar. Eu admitia a hipótese que ele informalmente conhecesse alguns detalhes como todos nós, mas que formalmente não tinha conhecimento do negócio tanto quanto eu podia apurar», comentou.

Quanto às suas conversas com Rui Pedro Soares, que assegura terem sido «informais», Vara afirmou que não teve a impressão de que o ex-administrador da PT tivesse «abusado» do nome de Sócrates. «Nós não falámos assim tantas vezes como possa parecer. Se falámos de Sócrates é normal, se não falámos de Sócrates também é normal», disse.

PUB

Relacionados

Últimas