Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sócrates escolhe Costa para coordenar moção de recandidatura

Relacionados

Equipa de 11 elementos conta com cinco socialistas que apoiaram candidatura de Alegre a Belém

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, vai coordenar a moção de José Sócrates ao próximo congresso do PS, liderando uma equipa que se define como «força de unidade» na «esquerda democrática» e «preparada para governar».

Segundo fonte da direcção do PS, a moção de estratégia do secretário-geral socialista, José Sócrates, para o próximo congresso do partido - que se realizará entre 27 de Fevereiro e 01 de Março, em Espinho -, integra 11 elementos.

PUB

Coordenada por António Costa, fazem parte da equipa de redacção da moção de José Sócrates cinco dirigentes que em 2004 apoiaram a candidatura de Manuel Alegre à liderança do PS: o líder parlamentar, Alberto Martins; o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva; o secretário de Estado da Presidência, Jorge Lacão; e os deputados socialistas Osvaldo Castro e Vera Jardim.

Nos 11 elementos da equipa de José Sócrates estão também dois dos nomes do chamado «núcleo duro» da direcção socialista liderada por Ferro Rodrigues entre 2002 e 2004: o actual ministro do Trabalho e da Solidariedade, Vieira da Silva, e o ex-dirigente Pedro Adão e Silva.

Na equipa que redigirá a segunda moção de recandidatura de Sócrates à liderança do PS estão igualmente dois dos dirigentes de maior confiança do grupo político de José Sócrates: o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira (considerado o seu braço direito no Governo); e a eurodeputada socialista Edite Estrela.

Depois da agitação, o ano de todas as definições

PUB

É «muito pouco provável» continuar deputado, revela Alegre

«Há um combate entre o sorriso de José Sócrates e a crise mundial»

Como novidade na equipa da moção de Sócrates surge ainda o nome da sindicalista (e especialista em questões europeias) Helena André.

Em termos de linha política, a equipa que redigirá a moção de José Sócrates - e que começará a trabalhar já esta semana -, pretende apresentar o PS como «uma força política estável e preparada para voltar a Governar Portugal».

Equipa integra apoiantes de Alegre e elementos do «núcleo duro» de Ferro

Por outro lado, ao abranger na equipa coordenada por António Costa vários elementos que antes apoiaram Manuel Alegre ou pertenceram ao «núcleo duro» de Ferro Rodrigues, a moção de José Sócrates pretende também assumir-se «como uma força unificadora» do partido e do «projecto político da esquerda democrática» no país.

PUB

«Esta moção tem como um dos principais objectivos cimentar o PS como a força portadora de um projecto da esquerda democrática em Portugal», frisou à agência Lusa fonte dos socialistas.

As eleições directas para a escolha do secretário-geral do PS e para a eleição de delegados ao congresso estão marcadas para os dias 13 e 14 de Fevereiro.

José Sócrates submeter-se-á pela terceira vez ao voto dos militantes socialistas, depois de em 2004 ter derrotado Manuel Alegre e João Soares na corrida à liderança e de em 2006 ter vencido qualquer oposição.

PUB

Relacionados

Últimas