Já fez LIKE no TVI Notícias?

Líbia: dois dos vinte feridos já foram repatriados

Informação prestada pelo ministro da Defesa

Dois dos vinte feridos líbios que vieram tratar-se a Portugal já regressaram ao seu país. A informação foi avançada pelo ministro da Defesa, Aguiar-branco, à agência lusa, no decorrer de uma deslocação a Nouakchott, capital da Mauritânia, para participar na «Iniciativa 5+5».

«À medida que haja um agrupamento suficiente com alta, será feito o respetivo repatriamento», disse o governante.

PUB

Aguiar-Branco disse que, «neste momento, não está previsto receber mais» líbios em Portugal.

Há cerca de dois meses, Portugal enviou um C-130 à Líbia para resgatar cerca de vinte feridos, que receberam tratamento hospitalar nas instalações militares de saúde em Lisboa.

Acordos com Líbia

Portugal vai assinar um memorando de entendimento com a Líbia no domínio da construção naval e da formação militar.

«É muito importante nesta nova fase restaurar os laços de cooperação com a Líbia e, a esse nível, foi possível definirmos algumas linhas de orientação para o futuro, que serão objeto de um memorando que será feito por Portugal e que visa, por um lado, a formação de líbios em Portugal na área militar, e também nas indústrias navais, nomeadamente ao nível da construção naval, porque a Líbia precisa de recuperar a sua estrutura que durante a guerra foi destruída», afirmou.

«Iniciatiava 5+5»

O ministro da Defesa espera que 2012 seja um ano de «reforço» do plano de combate à emigração ilegal e de segurança marítima. «É uma iniciativa que devemos reforçar durante o ano de 2012», afirmou no âmbito da «Iniciativa 5+5».

«Durante o próximo ano será feito de novo o exercício Seaborder, entre Portugal, Espanha e Argélia», acrescentou Aguiar-Branco, a propósito desta organização.

A «Iniciativa 5+5» reúne Portugal, Espanha, França, Itália e Malta e, do lado africano, Mauritânia, Marrocos, Argélia, Líbia e Tunísia.

PUB

Últimas