Já fez LIKE no TVI Notícias?

Economia a crescer «como balões de São João»

Relacionados

E não como um foguete, afirmou ministro Teixeira dos Santos

O ministro das Finanças afirmou hoje que quer a economia a crescer não como um foguete que «sobe a cai de imediato» mas mais «ao estilo dos balões de São João que ficam lá em cima mais tempo», noticia a Lusa.

Falando no decorrer uma conferência sobre «A economia portuguesa no actual contexto internacional», promovida pela Federação Distrital de Viana do Castelo do PS, Teixeira dos Santos começou por reconhecer que o crescimento da economia portuguesa, que em 2007 se cifrou em 1,9 por cento, «não é um grande crescimento», mas ressalvou que é preferível que seja gradual e sustentável do que rápido e efémero.

PUB

«O que é importante é que não seja como um foguete, que sobe e cai de imediato, mas sim mais ao estilo dos balões de S. João, que ficam lá em cima mais tempo, que se prolongam, que são mais duradouros», afirmou.

Torres Novas reduz IRS em 1 por cento

Quanto deve o Estado às autarquias?

Depois de dar conta do crescimento gradual da economia nos últimos três anos, com taxas de 0,9 por cento em 2005, de 1,3 em 2006 e de 1,9 em 2007, o ministro das Finanças defendeu que o país tem de «continuar nesta linha de rumo que tem vindo a ser prosseguida». «O pior que pode acontecer quando o navio vai no mar e aparece alguma turbulência é o comandante dar a entender que hesita e que não sabe para onde ir», acrescentou.

Questionado sobre uma eventual descida da carga fiscal até ao final da presente legislatura, Teixeira dos Santos respondeu: «permitam-me que fuja a essa questão. Qualquer medida nesse domínio só pode ser equacionada desde que não ponha em causa o esforço de consolidação orçamental e a saída da zona de risco».

PUB

Relacionados

Últimas