Já fez LIKE no TVI Notícias?

PS apoia recandidatura de Barroso

Relacionados

UE: partido diz que se revê na posição já assumida por José Sócrates

O PS esclareceu esta segunda-feira que apoia oficialmente a recandidatura de Durão Barroso a presidente da Comissão Europeia, declarando que se revê na posição já assumida pelo primeiro-ministro, José Sócrates.

«A posição oficial [do PS] é de apoio à recandidatura», afirmou à Agência Lusa o porta-voz do PS, Vitalino Canas, acrescentando que o partido se «revê» nas declarações de apoio de José Sócrates a Durão Barroso.

PUB

Vitalino Canas adiantou que, apesar do apoio oficial do PS à recandidatura de Durão Barroso, «respeita as posições individuais dos seus deputados europeus».

Vital Moreira admite votar Durão

O cabeça de lista do PS às eleições europeias, Vital Moreira, também manifestou esta segunda-feira que votará em Durão Barroso se o Partido Popular Europeu (PPE) for o mais votado e se o Conselho o propuser, mas frisou que o PS respeitará as «posições individuais» dos seus eurodeputados.

A posição foi dada a conhecer no seu blog «Causa Nossa» e pretendeu esclarecer o sentido das declarações que proferiu domingo, no Porto, sobre a possibilidade de os socialistas europeus terem um candidato próprio ao cargo de presidente da Comissão Europeia.

Na perspectiva do constitucionalista da Universidade de Coimbra, as palavras que proferiu no Porto - numa sessão em que também participou o ex-Presidente da República Mário Soares, que fez críticas a Durão Barroso - geraram «especulações».

PUB

«Entendo que, de acordo com as regras comuns da democracia eleitoral, deve ser o partido mais votado nas eleições europeias a indigitar o presidente da Comissão Europeia, o qual tem de ser aprovado pelo Parlamento Europeu», começa por referir o cabeça de lista do PS ao Parlamento Europeu.

Alusão a posição de Sócrates

Nesse sentido, de acordo com Vital Moreira, se o PPE for de novo o partido mais votado, cabe-lhe obviamente indigitar o presidente da Comissão, para o qual aliás já aprovou oficialmente a candidatura de Durão Barroso.

Se esse cenário de vitória do PPE se confirmar, Vital Moreira diz então que não terá qualquer problema em votar no nome do ex-primeiro-ministro português.

No entanto, o cabeça de lista adianta também que, caso seja o Partido Socialista Europeu (PSE) a vencer as próximas eleições para o Parlamento Europeu, entende que deverá ser esta corrente política a ter o cargo de presidente da Comissão Europeia.

No seu texto, o cabeça de lista socialista às eleições europeias faz também uma alusão indirecta ao facto de o primeiro-ministro, José Sócrates, já se ter pronunciado a favor de uma recandidatura de Durão Barroso.

«Não desconheço a posição oficial do PS de apoio à recandidatura de Durão Barroso, mas também é público e notório que o PS respeita as posições individuais dos seus deputados ao Parlamento Europeu nesta matéria», sublinha.

PUB

Relacionados

Últimas