Já fez LIKE no TVI Notícias?

Barroso pede «rigor e responsabilidade ética»

Relacionados

Presidente da Comissão Europeia considera «imperioso» o restabelecimento do primado dos valores

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, considerou esta sexta-feira «imperioso» o restabelecimento do primado dos valores, defendendo que sem comportamento de «rigor e responsabilidade ética» irá continuar-se a enfrentar problemas sérios, avança a Lusa.

«Poderemos estabelecer as regras mais eficazes que se possam imaginar mas se estas não forem acompanhadas por comportamentos individuais e colectivos de rigor e de responsabilidade ética, continuaremos a enfrentar problemas sérios», afirmou Durão Barroso.

PUB

Numa intervenção na abertura do IV Congresso da Associação Cristã de Empresários e Gestores, na Universidade Católica Portugal, em Lisboa, Durão Barroso recordou a origens da crise que a Europa está a enfrentar, a «mais profunda e grave desde a II Guerra Mundial».

Considerando que «muita coisa falhou» e que alguns valores não foram respeitados, o presidente da Comissão Europeia classificou como «imperioso» o restabelecer do primado desses valores.

Mais liberdade, mais responsabilidade

«Não obstante a necessidade de criar novos mecanismos de regulação financeira, é importante reter que as regras não são suficientes», disse, defendendo que «às instituições e às regras tem de se associar uma ética de responsabilidade».

Porque, acrescentou, «quanto maior a liberdade, mais exigente deve ser a responsabilidade».

«A ética da responsabilidade constitui um imperativo moral das sociedades e das economias livres», enfatizou.

O presidente da Comissão Europeia alertou ainda para a responsabilidade de ter em conta as gerações futuras, pois seria «inadmissível» que a adopção de políticas e de medidas para resolver os problemas de hoje «comprometessem a prosperidade de amanhã».

«É necessário fazer um esforço para que a actuação a curto prazo seja compatível com a sustentabilidade do sistema económico e social a médio e longo prazo», preconizou.

PUB

Relacionados

Últimas