Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cimeira deve «reforçar relação com a Rússia»

Relacionados

Durão Barroso quer ainda «aprofundar cooperação» entre os 27 e Moscovo

O presidente da Comissão Europeia disse esta quinta-feira que a 20ª Cimeira UE-Rússia, sexta-feira em Mafra, é «a ocasião para identificar em conjunto as acções a empreender para aprofundar a cooperação» entre os 27 e Moscovo, escreve a Lusa.

José Manuel Durão Barroso, que participará na Cimeira, admitiu que «subsistem certos problemas ainda por resolver» entre a União Europeia e a Rússia, mas apontou que as duas partes estão a esforçar-se por as regularizar «através de um diálogo político e aberto».

PUB

«O reforço das nossas relações progride numa série de domínios. Os laços económicos que nos unem continuam a desenvolver-se e a Federação da Rússia é já o nosso terceiro parceiro comercial», sublinha o presidente do executivo comunitário, numa nota divulgada hoje em Bruxelas.

De acordo com dados de Bruxelas, a Rússia é o terceiro parceiro comercial da UE, depois dos Estados Unidos e China, representando 6,2 por cento das exportações e 10,4 por cento das importações da União Europeia em 2006, quando em 2000 esses valores eram respectivamente de 2,7 e 6,4 por cento.

Em termos financeiros, esses valores representam 1.159 milhões de euros de exportações e 1.352 milhões de euros de importações, tendo assim o défice de comércio externo da UE com a Rússia sido, em 2006, na ordem dos 69 mil milhões de euros.

A importância da energia

Uma das principais áreas na ligação comercial entre a UE e Rússia é o domínio energético, com a Rússia a fornecer 42 por cento das importações de gás natural da União a 27 e 30 por cento das importações de petróleo bruto.

A delegação da UE para o encontro de Mafra, liderada pelo primeiro-ministro e presidente em exercício do Conselho, José Sócrates, inclui Durão Barroso, o Alto Representante para a Política Externa europeia, Javier Solana, o chefe da diplomacia portuguesa, Luís Amado (presidente em exercício do Conselho de Ministros da UE), a comissária europeia para as Relações Externas, Benita Ferrero-Waldner, e o comissário europeu para o Comércio, Peter Mandelson.

Pelo lado da Rússia, participam na Cimeira o presidente Vladimir Putin, acompanhado, entre outros, por Serguei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros, por Serguei Iastrmjembski, assessor do Kremlin para as relações com a UE, e por Andrei Fursenko, ministro da Educação e da Ciência da Rússia.

PUB

Relacionados

Últimas