Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Inequívoco sinal de viragem» (todas as reacções)

Relacionados

PSD, Bloco de Esquerda e CDS-PP festejam. PS e CDU mais cisudos

Sorriso estampado na cara e olhar confiante. Foi assim que Aguiar-Branco surgiu na sede do PSD para comentar as primeiras projecções. Os sociais-democratas seguem na frente, pelo que o PS admite que nem tudo correu bem. Enquanto Bloco e CDS festeja, a CDU mantém alguma prudência.

20h05 Aguiar Branco, PSD: «As projecções apontam para o sentido de fortíssima queda do PS e o reforço do PSD. Continuamos a acompanhar com serenidade e confiança as projecções, sendo certo que se trata de um inequívoco sinal de viragem»

PUB

20h07Pedro Mota Soares, CDS-PP: «Este resultado é claramente acima de todas as sondagens. Ao longo da campanha, diziam que tínhamos dois, três ou quatro por cento, mas estas projecções são um desmentido completo. Chegaram a dizer que não elegeríamos nenhuma, mas agora dão-nos dois, o que deve merecer reflexão profunda».

20h09 Vitalino Canas, PS: «O grau de abstenção é muito elevado. Temos sondagens que mostram que as eleições foram muito disputadas, numa situação de extrema dificuldade para os partidos que têm responsabilidade de governação. As projecções, a confirmarem-se, dão um resultado ao PS que fica aquém da nossa ambição. Fica aquém das expectativas.»

20h11 Marisa Matias, BE: «As projecções são muito variadas. A confirmar-se devemos tirar duas ilações: primeiro, que o PS fo fortemente penalizado nestas eleições, ao ponto de perder 10% e um cada quatro eleitos. Mas o segundo sinal é o Bloco de Esquerda crescer e prevê-se a duplicação do número de votos, a percentagem e representação no parlamento»

PUB

20h14 Francisco Silva, CDU: «Estes números confirmam a confiança na CDU e a condenação do Governo do PS»

20h39 José Luís Arnault, gabinete de relações internacionais do PSD: «Para além de dizer que os portugueses não se deixam condenar pelas sondagens, que davam derrota ao PSD, esta é uma penalização para o PS. Dá-nos força para as legislativas. Isto é mérito do candidato, da líder, mas sobretudo dos portugueses, que deram sinal de mudança. Abre-se o caminho da esperança.»

20:55 Miguel Portas, BE: «Bloco de Esquerda tem um extraordinário resultado. Votos na ordem de grandeza que obteve nas últimas legislativas, o que quer dizer que é um grande resultado também nas percentagens, sendo possível passar aos dois dígitos. Pelo menos eu e a Marisa Matias garantidos e logo se verá o Rui Tavares. Este resultado é paralelo de derrota das políticas do PS. Nós estamos prontos para responder à crise»

21:15 Jerónimo de Sousa, PCP: «A nossa primeira palavra é de satisfação, pelo progresso da CDU. A segunda palavra é de preocupação com a situação dos portugueses. Resultado obtido, traduzido pela obtenção de dois deputados, no aumento da expressão eleitoral e número de votos, confirmam CDU como força a crescer. Confirmando este avanço, o resultado agora obtido projecta impor uma viragem na política nacional. A derrota eleitoral do PS constitui uma expressão da condenação da política do governo. É indispensável impor um expressiva derrota nas eleições de Setembro».

PUB

Relacionados

Últimas