Já fez LIKE no TVI Notícias?

PSD/Açores: Berta Cabral eleita com 98,5 por cento dos votos

Relacionados

Votaram 2446 dos dez mil militantes, anunciou secretário-geral do partido no arquipélago

Berta Cabral foi eleita, terça-feira, líder do PSD/Açores com 98,5 por cento dos votos, num acto eleitoral em que votaram 2.446 dos dez mil militantes, anunciou esta quarta-feira o secretário-geral do Partido no Arquipélago, refere a Lusa.

Jorge Macedo adiantou que a única candidata à liderança do Partido obteve 2.410 votos, sendo os restantes 36 nulos, brancos e contra.

PUB

As segundas «directas» na história do PSD/Açores elegeram, também, 300 delegados ao XVIII Congresso Regional do Partido, agendado para 16,17 e 18 de Janeiro, em Ponta Delgada.

No discurso de vitória, a primeira mulher a liderar o Partido nos Açores disse sentir uma «motivação ainda maior» para definir no congresso o rumo e abrir o PSD/Açores à sociedade.

Por estar na política com «determinação nas convicções» e por «cumprimento dos compromissos», a nova líder assegurou que o PSD regional coloca o interesse dos Açores acima do interesse partidário.

Neste âmbito, apontou como exemplo o facto da estrutura regional se ter demarcado da direcção nacional na orientação de voto do Estatuto Político Administrativo dos Açores sexta-feira na Assembleia da República, «não por mera estratégia mas por uma profunda convicção».

«(O PSD) não vota contra como esperava o PS/Açores. Também não vota a favor como desejava o PSD/Açores. Mas, nos Açores, pensamos pela nossa cabeça», afirmou Berta Cabral, acrescentando que, por isso, os dois deputados açorianos (Mota Amaral e Joaquim Ponte) na Assembleia da República «votarão favoravelmente».

Natural de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Berta Cabral desempenhou na década de 80 os cargos de directora regional do Tesouro e dos Transportes e Comunicações, antes de ser nomeada, em 1995, secretária regional das Finanças e Administração Pública, no VI Governo açoriano, chefiado pelo social democrata Mota Amaral.

A economista, de 56 anos, que foi também administradora da Eléctrica açoriana (EDA), presidente do Conselho de Administração da SATA Air Açores e deputada no Parlamento açoriano, está desde 2001 à frente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

PUB

Relacionados

Últimas