Já fez LIKE no TVI Notícias?

Declarações de Pedro Duarte são «ignorantes»

Relacionados

Secretário de Estado diz que Estatuto do Aluno que ainda vigora na Escola Carolina Michaelis foi aprovado pelo PSD

O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, afirmou este sábado que as declarações do deputado do PSD, Pedro Duarte, sobre o Estatuto do Aluno são «ignorantes, irresponsáveis e profundamente lamentáveis», informa a Lusa.

«As declarações do PSD, nomeadamente do deputado Pedro Duarte, têm sido quase sempre irresponsáveis e reveladoras de ignorância, o que não é admissível num político na posição de Pedro Duarte», disse o secretário de Estado.

PUB

A propósito do caso de agressão de uma aluna sobre uma professora, o deputado do PSD afirmou esta sexta-feira que algumas medidas tomadas pelo Ministério da Educação têm aumentado o clima de degradação e instabilidade vivido nos estabelecimentos de ensino.

O secretário de Estado da Educação lembrou que o novo «Estatuto do Aluno ainda não entrou em vigor na maioria das escolas». «Ele tem de ser adoptado pelo regulamento interno para entrar em vigor e isso não aconteceu ainda na maioria das escolas», explicou.

De acordo com Valter Lemos, o Estatuto de Aluno «que vigora é o aprovado pelo Governo do deputado Pedro Duarte e foi para reforçar a autoridade dos professores e dar às escolas a possibilidade de actuarem com mais poder e de forma mais rápida» que foi elaborado o novo estatuto. «Por isso, as declarações do deputado Pedro Duarte revelam ignorância», afirmou.

O secretário de Estado considerou também que o deputado social-democrata foi «irresponsável» nas afirmações que proferiu porque «na ânsia da guerrilha partidária não hesitou em incentivar os alunos à indisciplina»

PUB

«É profundamente lamentável. Mentiu ao dizer aos alunos que podem ser indisciplinados porque não serão castigados. Isso é falso», garantiu. «Não vale tudo em política», acrescentou o governante, defendendo que o deputado do PSD «deveria responder» por essas declarações.

Agressão a professora

Questionado sobre quais as consequências que a aluna que agrediu a professora em plena sala de aula da escola secundária Carolina Michaelis, no Porto, pode vir a sofrer, o secretário de Estado escusou-se a adiantar cenários.

«Não posso pronunciar-me sobre isso. É uma matéria que o conselho executivo terá de analisar», afirmou.

Admitindo que o novo Estatuto do Aluno ainda não deve estar a ser aplicado naquela escola, Valter Lemos disse apenas que «com este estatuto ou outro, o caso terá de ser analisado e (a aluna) eventualmente castigada».

PUB

Relacionados

Últimas