Já fez LIKE no TVI Notícias?

Kosovo: Portugal reconhecerá independência

Relacionados

Mas só depois de cumpridos os procedimentos internos necessários e em articulação com os seus parceiros da UE

Portugal deverá reconhecer a independência do Kosovo depois de cumpridos os procedimentos internos necessários e em articulação com os seus parceiros da UE, segundo o chefe da diplomacia portuguesa, esta segunda-feira em Bruxelas, escreve a Lusa.

«É em estreito diálogo com os nossos aliados que nós tomaremos uma decisão no momento e no "timing" que entendermos mais adequado», disse Luís Amado no final de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE).

PUB

O ministro português vai terça-feira informar as comissões parlamentares da Assembleia da República e, na próxima reunião do Conselho de Ministros (quinta-feira), o governo terá «oportunidade de fazer uma primeira avaliação», sempre «em diálogo estreito com os parceiros e aliados» europeus.

Depois do Kosovo, mais independências?

Kosovo: um futuro incerto

Além do Parlamento, o Governo de Lisboa vai ainda consultar o Presidente da República, Cavaco Silva, e os líderes dos principais partidos políticos.

A UE aprovou uma declaração sobre a proclamação domingo da independência da província sérvia do Kosovo, insistindo que se trata de um caso único que não constitui precedente para outras regiões do mundo e que agora cabe a cada Estado-membro tomar uma decisão sobre a matéria.

«Tenho a convicção de que uma esmagadora maioria de Estados da UE vai reconhecer o Kosovo», afirmou ainda Luís Amado a jornalistas.

PUB

A declaração abriu caminho ao anúncio por vários países - designadamente «os quatro grandes» (Alemanha, França, Itália e Reino Unido) - da intenção de reconhecer o novo Estado saído da ex-Jugoslávia.

Por seu lado, a Espanha lidera um conjunto de países (Chipre, Bulgária, Grécia, Roménia e Eslováquia) que receiam que o reconhecimento de independência do Kosovo encoraje movimentos separatistas nos seus países e no resto do mundo.

EUA já reconheceram país

Os Estados Unidos da América «reconhecem formalmente o Kosovo como um Estado soberano independente», anunciou a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice.

O anúncio é feito num comunicado de Rice divulgado, esta segunda-feira, em Washington, 24 horas depois de o parlamento do Kosovo ter proclamado domingo a independência da província do sul da Sérvia.

PUB

Relacionados

Últimas