Já fez LIKE no TVI Notícias?

Granadas de mão explodem no Kosovo

Relacionados

Em Mitrovica, no norte do país, poucas horas após a independência

Actualizada às 19h44

Uma explosão ocorreu hoje em Mitrovica, no norte do Kosovo, sem causar vítimas, na sequência do lançamento de duas granadas de mão algumas horas após a proclamação de independência, anunciou a polícia.

PUB

Uma das granadas explodiu no pátio de um tribunal da ONU, enquanto a outra - que não chegou a explodir - foi lançada contra o prédio onde deverá ser instalada a futura missão da União Europeia (UE) no Kosovo, precisou ainda a polícia, acrescentando que foi desencadeado um inquérito à ocorrência.

Nasce um novo Estado europeu

Alberto João Jardim, a Madeira e o... Kosovo

Em Belgrado, há também registos de confrontos entre populares e a polícia de intervenção que saiu às ruas. Os edifícios das Nações Unidas e a embaixada dos EUA foram evacuados por precaução.

Na quinta-feira passada, uma outra explosão de origem indeterminada teve lugar na mesma zona de Mitrovica, uma cidade etnicamente dividida no norte do Kosovo. Com os sérvios no norte e os albaneses no sul, a cidade de Mitrovica é um ponto de tensão entre as duas comunidades kosovares.

Na sequência do final da guerra entre forças de Belgrado e a guerrilha independentista albanesa kosovar (1998-1999), os incidentes em Mitrovica serviram de detonador às ondas de violência no restante território. Após a proclamação da independência do Kosovo, os responsáveis do território e os responsáveis internacionais receiam o surgimento de provocações entre sérvios e albaneses.

PUB

Relacionados

Últimas