Já fez LIKE no TVI Notícias?

Comissão Cívica de Coimbra contra extinção do 05 de Outubro

Relacionados

Feriado celebra «uma data das mais gloriosas da História de Portugal»

A Comissão Cívica de Coimbra (CCC), que promoveu várias comemorações do centenário da República na Região Centro, rejeitou esta sexta-feira a eventual extinção do feriado do 05 de Outubro, considerando ser uma «ofensa à história e à cidadania», noticia a Lusa.

«A simples aceitação da possibilidade de tal ofensa à história e à cidadania seria apagar uma data das mais gloriosas da História de Portugal e ultrajar os heróis da Rotunda», refere a Comissão.

PUB

«Empenhados na intervenção cívica que as suas consciências lhes impõem», os membros da CCC manifestam «vivo repúdio pela eventual extinção do feriado de 05 de Outubro».

O historiador Amadeu Carvalho Homem (professor universitário), o major-general Augusto Monteiro Valente («militar de Abril» e presidente da Associação 25 de Abril na Região Centro), Carlos Esperança (dirigente da Associação Ateísta Portuguesa), Anabela Monteiro, Fernando Fava e José Dias, já fizeram parte da Comissão.

«Não aceitaremos nunca que se omita o 05 de Outubro do conjunto dos feriados nacionais», declarou Carvalho Homem.

«Estar agora a tentar rever isso quase que parece um crime de lesa regime», que ofende a memória de «um conjunto de homens que se bateram e fizeram uma revolução» em 1910, considerou.

PUB

Relacionados

Últimas